Samsung Galaxy S23 Ultra: já sabemos como será o melhor smartphone Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A apresentação está marcada para o dia 1 de fevereiro de 2023 e será um dos maiores lançamentos da marca líder de mercado. Em causa estão os smartphones Samsung Galaxy S23 e, em particular, do modelo topo de gama, o flagship Samsung Galaxy S23 Ultra.

A cada dia que nos coloca mais próximos do evento Galaxy Unpacked as fugas de informação intensificam-se. Assim, após termos visto recentemente as imagens promocionais dos Samsung Galaxy S23 e Samsung Galaxy S23+ (Plus), temos também mais material alusivo ao modelo mais caro, líder de gama.

Design familiar com novas cores para o Samsung Galaxy S23 Ultra

Samsung Galaxy S23 Ultra

Em primeiro lugar temos as imagens já previamente divulgadas pela 4gnews, com os vários esquemas de cor para este próximo smartphone Android. Conforme a publicação SamMobile, os novos esquemas de cor serão apelidados Phantom Black (preto), Cotton Flower (dourado), Botanic Green (verde), bem como o Misty Lilac com tons de rosa e lilás.

Sabemos também que esta geração preservará o design geral dos atuais Galaxy S22, aperfeiçoando esta fórmula e reforçando a identidade visual do produto. Note-se também a presença da S-Pen que ficará acomodada no interior do smartphone.

Numa nota pessoal, apesar de não surpreender, ao ser essencialmente o mesmo aspeto, vem sem dúvida reforçar a filosofia de design do produto e o seu reconhecimento público.

Quatro esquemas de cor para o smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Samsung Galaxy S23 Ultra

Em suma, do verde ao preto, branco e "levemente" lilás, teremos novos esquemas de cor para diferenciar os novos modelos da geração anterior. Tirando isso, os elementos de design são essencialmente os mesmos, bem como a construção.

Teremos assim uma estrutura em aço inoxidável, bem como um acabamento em vidro. Espera-se também que os modelos mais acessíveis - Galaxy S23 e S23 Plus - sigam este mesmo exemplo, tanto relativamente ao design como à construção.

SoC Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm no interior deste smartphone Android

Samsung Galaxy S23 Ultra

Em segundo lugar, entre as certezas prévias temos o modelo de processador a chegar aos consumidores também na Europa. Assim, contrariamente a anos anteriores em que a versão norte-americana e chinesa usava um chipset Qualcomm, ao passo que nos demais mercados como a Europa era usado um chip Exynos, teremos finalmente uma coerência e uniformidade.

Desse modo, este ano contamos com o processador Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm. Trata-se de um chip octa-core a 3,36 GHz de frequência máxima de processamento. Terá também desde 128 GB de armazenamento interno e desde 8 GB de RAM.

Estes valores podem ascender aos 1 TB de armazenamento interno e aos 12 GB de memória RAM. Mais ainda, contamos com um ecrã de 6,8 polegadas de diagonal, tecnologia Dynamic AMOLED 2X, com alta taxa de atualização até 120 Hz.

Flagship equipado com a caneta S-Pen da Samsung

Samsung Galaxy S23 Ultra

A par da caneta S-Pen para tirar mais partido do grande ecrã, o novo smartphone topo de gama terá ainda uma câmara fotográfica mais apurada para 2023. Mais concretamente, teremos um sensor primário de 200 MP com ótica grande angular.

Terá uma câmara de 10 MP com ótica periscópica e até 10x de ampliação ótica (zoom ótico). Terá também uma ótica de 10 MP com ampliação ótica de 3x e, por fim, uma terceira câmara de 12 MP para a ótica ultra-grande angular.

Por fim, contamos também com uma câmara fotográfica frontal de 40 MP para todas as selfies. O smartphone apresentará também uma bateria com 5 000 mAh de capacidade e carregamento rápido até 45 W de potência.

Apresentação a 1 de fevereiro e preço nos 1 200 €

Samsung Galaxy S23 Ultra

Tal como o modelo atual, o próximo Galaxy 23 Ultra 5G deve custar aproximadamente 1 200 euros. É um valor extremamente premium para aquele que se espera ser um dos melhores smartphones do ano.

Para tal, a fabricante sul-coreana reforçará sobretudo a câmara fotográfica e continuará a trabalhar em áreas-chave como o ecrã e respetiva qualidade. O telefone terá também o leitor de impressões digitais embutido no seu ecrã.

Samsung Galaxy S23 Ultra

Acima podemos observar a diferença de tamanhos relativos dos dois modelos, bem como os traços gerais de cada um. É notória a simplificada do aspeto geral dos Galaxy S23, com o modelo Ultra a apresentar-se com aspeto mais imponente.

Ademais, com o salto nas especificações técnicas, nomeadamente o novo chipset Qualcomm e o padrão de memória UFS 4.0, permitirá um melhor desempenho geral do smartphone.

Feito para fotografar a Lua e para produtividade com a S-Pen

Official Samsung Galaxy S23 Ultra Teaser Trailer is here! See tweet below for a link to learn more direct from Samsung 👇👇👇 pic.twitter.com/hjDMhLpH0n

— sakitech (@sakitechonline) 10 de janeiro de 2023

As fugas de informação mais recentes dão conta dos vídeos promocionais como o que podemos observar acima. Aí temos a silhueta das várias câmaras a compor o sistema principal nos três modelos da marca, com o destaque para a fotografia noturna.

Em suma, além da produtividade e dos demais elementos como a velocidade e desempenho geral, esperamos por uma forte aposta numa das áreas mais gratas dos consumidores, a fotografia com smartphones.

Samsung Galaxy S23 Ultra vs S23 Plus vs S23. Which one are you getting? pic.twitter.com/XmspRg3x2M

— sakitech (@sakitechonline) 14 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.