Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Review Sony HT-AX7: uma coluna peculiar que te dá surround portátil

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 8 min.

imagem de destaque da Sony HT-AX7

Sony HT-AX7
★★★★☆4Bom

Original pela sua versatilidade, a Sony HT-AX7 pode animar bastante uma festa ou tornar uma sessão de cinema em algo mais envolvente. Estamos perante um equipamento que fornece uma qualidade de som “à la Sony”, uma autonomia campeã, mas que peca pela ausência de conectividade e por um preço um pouco elevado (549€).

Prós
  • Autonomia
  • Portabilidade
  • Facilidade no emparelhamento
  • Boa qualidade de som
  • Funcionalidade Multiponto
Contras
  • Preço
  • Pouca conectividade

Além de ser conhecida pela sua consola campeã de vendas, a Sony tem também uma boa reputação no mercado de áudio. Um dos seus lançamentos mais recentes nesta área, chamou a atenção pela sua particularidade extraordinária que quase necessita de ter uma categoria própria. Falamos da HT-AX7 que consegue desempenhar as funções de soundbar, sistema surround e coluna Bluetooth portátil.

Sony HT-AX7

Sony HT-AX7

Conectividade: Bluetooth 5.2
Codecs: AAC, SBC
Tecnologia surround: Mapeamento 360 Spatial Sound
Carregamento: USB-C
Autonomia: De até 30 horas
Peso: 2 kg (com colunas secundárias acopladas)
Dimensões: 306 x 133 x 123 mm

Esta coluna venceu o Prémio Melhor Coluna Portátil dos Prémios 4gnews 2023. Mas o que a torna tão especial? Será que consegue ter um desempenho “à la Sony” em todas as suas funções? Partilho agora contigo a minha experiência com esta coluna peculiar que me acompanhou nas últimas semanas, em vários momentos de lazer. Uma coisa é certa: esta coluna portátil é garantia de diversão em qualquer lugar.

Em que categoria de produto se insere a Sony HT-AX7?

imagem da Sony HT-AX7 com as colunas secundárias acopladas

Habitualmente, começo as análises por falar do que vem incluído na caixa e o design do produto. Mas neste caso vou fazer uma exceção, exatamente devido ao fator UAU peculiar que este equipamento traz consigo.

No seu site, a Sony coloca a HT-AX7 na área de cinema em casa e barras de som. O que é verdade, visto que cumpre ambas. Mas esta é também uma coluna Bluetooth portátil. Na realidade, trata-se de um sistema compacto que funciona dentro e fora de casa e que tanto debita a tua playlist de música, como te transporta para o centro da ação de um filme ou série.

Este é um conceito disruptivo no mercado de áudio. E digo-o no bom sentido. Graças ao design inteligente, este sistema fornece portabilidade e som surrond, onde quer que estejas. Basta que coloques a barra à tua frente e os dois círculos ao teu lado, ou um pouco mais atrás, e és envolvido, a 360 graus, pelo som debitado pela HT-AX7.

coluna Sony HT-AX 7 com uma coluna separada

Portanto, para não fugir muito à regra das reviews, mais algumas palavras sobre o design deste modelo. Pesa cerca de dois quilos quando as colunas secundárias estão acopladas à barra, acrescente-se o seu tamanho compacto e temos a portabilidade assegurada.

Mas atenção. as colunas secundárias não ficam fixas na barra. Portanto, durante o transporte devem ser alvo de cuidados personalizados para não dar espaço ao acidente.

Quanto ao conteúdo da caixa, é muito simples e rápido de explicar. Vem o sistema juntamente com um cabo de carregamento. Na verdade, tudo o que é necessário.

Emparelhamento rápido e simples e as maravilhas do multiponto

imagens dos botões da Sony HT-AX7

Conectar a Sony HT-AX7 a um smartphone, tablet, portátil ou TV é simples e bastante rápido. Basta tocar no botão Bluetooth, localizado na zona superior da coluna central, procurá-la na lista de dispositivos Bluetooth disponíveis no equipamento, selecionar emparelhar (ou ligar) e já está!

São precisos poucos passos, investe-se pouco tempo e é um processo bastante conhecido e habitual. Neste ponto, tem vantagem sobre os sistemas de som ou soundbars mais convencionais que precisam de um processo mais demorado e complexo para ficarem prontas a funcionar em parelha com o high-tech de casa.

Outra grande vantagem é a funcionalidade multiponto. A Sony HT-AX7 pode ser ligada a dois equipamentos diferentes, em simultâneo. Esta capacidade é especialmente útil se a ideia for usar este sistema dentro e fora de casa, com os dispositivos domésticos e com os portáteis.

Foi esse o meu caso. Dentro de casa, usei a coluna sobretudo com o computador portátil porque esse é atualmente a minha principal fonte de entretenimento. Fora de casa, a compacta Sony era usada com o smartphone. Alegremente, troquei de fonte de som vezes sem conta e a Sony nunca (mesmo a sério), nunca falhou.

Som que nos envolve a 360 graus

imagem da Sony HT-AX7 com um smartphone

Mas vamos a um dos principais pontos que aqui nos trouxe: a qualidade de som fornecida por este sistema tão peculiar. Nas minhas experiências com esta Sony, coloquei sempre a unidade central à frente do equipamento no caso do portátil e atrás com o smartphone. As duas pequenas rodas ficavam uma de cada lado ligeiramente atrás das minhas costas.

Bastava tocar no Play para ser transportada para um universo só meu quando ouvia a minha playlist ou para o centro da ação do filme que estava a ver. Tudo graças ao mapeamento 360 Spatial Sound desta coluna que nos confere a sensação de um sistema verdadeiramente surround.

imagem do painel traseiro das colunas secundárias da Sony HT-AX7

Na realidade, a peça central está equipada com dois drivers e também dois woofers passivos enquanto cada coluna secundária tem o seu próprio driver. Todos a trabalhar em conjunto para uma envolvência surpreendente, com o som a chegar aos ouvidos sem qualquer tipo de atraso. Lembram-se do slogan: “It´s a Sony!”? Pois bem, esta é uma coluna com a excelente qualidade de áudio que a marca japonesa nos habituou e pela qual ficou conhecida. A HT-AX7 é definitivamente uma Sony!

Agora vamos à experiência “comunitária”, digamos. Como se comporta este sistema no meio de um grupo de pessoas? Para começar, dá nas vistas pela sua peculiaridade, claro. Depois conquista seguidores pelo som que fornece. Espalhei estrategicamente as três peças pelo local, aumentei o volume de som e, de imediato, as vozes foram superadas pelo áudio debitado por esta coluna. As pessoas ouviam-se, mas o som era o suficiente e com qualidade para a festa continuar.

Instalando e fazendo uso da aplicação Home Entretainment Connect da Sony é possível ajustar mais e para melhor o som desta coluna. Dois bons exemplos: o Voice Mode ativado vai melhorar os diálogos nos filmes e séries e o Night Mode vai baixar as frequências para que o som seja mais discreto. Nota importante: ainda que tenha noite no nome, este modo nunca vai baixar as frequências o suficiente para não incomodar os vizinhos.

E dura, dura, dura…

imagem da coluna secundária da Sony HT-AX7

A HT-AX7 funciona sem fios e, por isso, a autonomia é um fator bastante relevante. A Sony anuncia 30 horas de reprodução. Sem qualquer tipo de esforço, não só consegui as 30 horas, como as ultrapassei. É certo que não fiz uma sessão de 30 horas seguidas, mas utilizei-a em dias consecutivos, um par de horas seguidas e carreguei-a pouquíssimas vezes.

Faz lembrar outro anúncio que envolvia coelhos e o slogan “e dura, dura, dura…”. É essa a sensação que temos com esta coluna peculiar da Sony. Tendo em conta a sua componente de coluna portátil Bluetooth, diria que estamos perante uma campeã de autonomia.

O bocadinho que falta para ter cinco estrelas

imagem da ligação Bluetooth da Sony HT-AX7

Até aqui, a classificação desta coluna estava nas cinco estrelas. Mas dois pontos retiram-lhe a pontuação perfeita. Em primeiro lugar, estamos a falar de uma coluna exclusivamente com Bluetooth na lista da conectividade.

A HT-AX7 não tem uma entrada ótica, nem HDMI e nem pensar numa entrada de áudio 3,5 mm. Se a utilizarmos numa perspetiva somente de portabilidade conseguimos relevar estas ausências. Mas se a própria Sony a coloca na lista de produtos barras de som e sistemas de cinema em casa, temos que considerar esta ausência de conectividade como um ponto que precisa de ser melhorado.

O segundo ponto é o preço. Custa 549 euros. Tendo em conta a sua peculiaridade de ser uma coluna dos sete ofícios, o valor elevado quase que se justifica. Mas para cumprir à risca com a sua função de soundbar falta-lhe conectividade. Assim, já não se justifica tanto.

Conclusão

A Sony HT-AX7 é um equipamento que prima pela sua originalidade e versatilidade. Pode funcionar como sistema de som para filmes e séries, assim como pode animar uma festa na função de coluna Bluetooth portátil.

É especialmente indicada para utilizadores com casas pequenas e/ou utilizadores em constante movimento. O seu tamanho compacto e versatilidade de funções torna este equipamento um dois-em-um bastante prático.

Não vai encher as medidas aos audiófilos mais exigentes, mas também não é a isso que se propõe. Para esses casos, a Sony tem outras opções, menos versáteis, mas também mais direcionadas para esse tipo de utilização.

Falta-lhe conectividade e um preço mais acessível. Mas ganha em versatilidade, portabilidade e também em qualidade de som para o produto inovador que é.

Sony HT-AX7

Sony HT-AX7

Conectividade: Bluetooth 5.2
Codecs: AAC, SBC
Tecnologia surround: Mapeamento 360 Spatial Sound
Carregamento: USB-C
Autonomia: De até 30 horas
Peso: 2 kg (com colunas secundárias acopladas)
Dimensões: 306 x 133 x 123 mm

A 4gnews agradece à Sony a cedência da coluna para análise.

Outros reviews que te podem interessar:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt