A Xiaomi prepara uma nova gama de smartphones acessíveis de modo a renova os Xiaomi Redmi com novos lançamentos para 2023, linha de equipamentos conhecida por Redmi K60, na China. Porém, estes são os mesmos smartphones a chegar posteriormente à Europa. Posto isto, a sua gradual divulgação será do interesse do consumidor europeu e dos nossos leitores.
Em causa está o lançamento de três novos modelos, os Redmi K60, Redmi K60 Pro, bem como o Redmi K60E. Os terminais devem chegar à Europa sob o nome Redmi Note, mantendo-se as demais caraterísticas e configurações de cada dispositivo móvel.
Design dos Xiaomi Redmi K60 trará mudanças significativas em 2023
O material que ilustra este artigo foi divulgado pelo leaker Digital Chat Station (DCS) através da rede social chinesa Weibo, mostrando-nos as caixas dos produtos.
Ao que tudo indica, este smartphone Xiaomi de gama média está atualmente em fase de produção em massa, preparando o seu lançamento no mercado doméstico, a China.
Para além disso, apesar do adiamento da Xiaomi face ao evento previamente marcado para o dia 1 de dezembro, a marca ainda não revelou uma nova data. Não obstante, este telemóvel deve ser apresentado no decurso de dezembro e chegar ainda este ano às lojas no seu país natal.
Smartphones de gama média chegarão à Europa em 2023
Por outro lado, para a Europa, este Xiaomi Redmi K60 será rebatizado de Xiaomi Redmi Note 12. A sua chegada ao nosso mercado não suscita dúvida perante o histórico das versões anteriores, todas eventualmente disponíveis também na Europa.
Dito isto, temos também a indicação das compilações de software de sistema, neste caso a interface MIUI, presente em cada um dos modelos. Os detalhes foram agora revelados pela publicação Xiaomiui e dão-nos conta das bulds V14.0.2.0.TMNCNXM, V14.0.0.4.TMKCNXM e V13.0.1.0.SMMCNXM.
MIUI 14 baseada no Android 13 é outro dos grandes lançamentos
Face ao exposto, ficamos assim a saber que os modelos Xiaomi Redmi K60 e o Redmi K60 Pro chegarão ao mercado, da China, com a interface MIUI 14. Porém, o modelo mais acessível, o Redmi K60E será lançado ainda com a versão MIUI 13.
Pese embora a Xiaomi deva apresentar a MIUI 14 junto dos smartphones Xiaomi 13, certo é que nem todos os novos lançamentos devem receber as novidades de imediato, o que não deixa de ser lamentável.
As especificações deste trio de smartphones devem contemplar os processadores Snapdragon 870 ou Dimensity 8200 para a versão mais barata, o Redmi K60E.
Porém, os modelos-base - Redmi K60 e Redmi K60 Pro devem empregar os chipsets Snapdragon 8+ Gen 1 e Snapdragon 8 Gen 2, respetivamente. A câmara fotográfica principal deve contar com o sensor Sony IMX686 de 64 MP na sua traseira.
Mais ainda, contamos com ecrãs de 6,67 polegadas, tecnologia AMOLED e alta taxa de atualização até 120 Hz de acordo com as fugas de informação. As suas baterias devem contar com 5 500 mAh de capacidade e carregamento rápido até 67 W.
O melhor destes modelos será o Xiaomi Redmi K60 Pro, com ecrã AMOLED de resolução Quad-HD+ (2K), além da taxa de atualização de ecrã a 120 Hz. Terá também uma câmara principal de 50 MP, possivelmente com o sensor Sony IMX766.
Editores 4gnews recomendam: