Qualcomm trará aos smartphones Android conectividade satélite rival ao iPhone 14

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Na sua conferência na CES 2023, a Qualcomm fez um dos anúncios muito aguardados pelos utilizadores Android. A norte-americana subiu ao palco para apresentar a sua solução de conectividade por satélite que irá rivalizar com a tecnologia introduzida no iPhone 14.

Chama-se Snapdragon Satellite e oferecerá aos smartphones equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 uma nova forma de comunicação. Segundo o que foi referido no momento da sua apresentação, chegará ao mercado ainda em 2023.

Introducing @Snapdragon Satellite - the world's first satellite-based two-way messaging for @Android devices. This will allow users to communicate with each other, regardless of location or cellular service, in emergency situations. Learn more: https://t.co/xiwHJUXE49 pic.twitter.com/UI0NAbQ8V8

— Qualcomm EU (@Qualcomm_EU) 6 de janeiro de 2023

Snapdragon Satellite faz mais do que a conectividade satélite do iPhone 14

Com o Snapdragon Satellite, a Qualcomm orgulha-se de ser a primeira empresa no mundo a disponibilizar comunicação por satélite bidirecional. Esta servirá para emergências, mensagens de texto e outras aplicações de mensagens.

Com este lote de funcionalidades, a solução agora apresentada pela Qualcomm já se destaca daquilo que os iPhone 14 oferecem. Nos dispositivos da Apple, a conectividade de satélite serve apenas para enviar mensagens de alerta em caso de emergência.

Snapdragon Satellite

Para a operacionalidade desta tecnologia, a Qualcomm aliou-se à empresa Iridium. Esta é a principal rival da parceira da Apple neste segmento e opera uma forte constelação de satélites de órbita baixa.

A Iridium vangloria-se com a parceria celebrada com a Qualcomm e afirma que a sua estrutura assenta perfeitamente no Snapdragon Satellite. Segundo ela, oferecerá conexões de baixa potência e baixa latência.

Segundo a Qualcomm, esta parceria permitirá aos OEM´s oferecer uma cobertura verdadeiramente global. Poderá ser utilizada em locais remotos, rurais e até mesmo em alto mar. Nota ainda para o suporte a redes 5G não terrestres assim que forem disponibilizadas.

Snapdragon Satellite

Conectividade por satélite da Qualcomm não servirá apenas smartphones

Outro ponto que diferencia a solução da Qualcomm da Apple é a possibilidade de o Snapdragon Satellite não restringir o seu funcionamento a smartphones. Em rigor, poderá ser aplicado também em portáteis, tablets, carros e dispositivos IoT (Internet das Coisas).

A Garmin é outra das parceiras da Qualcomm no desenvolvimento desta solução. Para ela, esta é a oportunidade perfeita para levar a sua vasta e provada experiência neste segmento para muitos mais milhões de utilizadores.

Por fim, resta apenas sublinhar que o Snapdragon Satellite será integrado na próxima geração de smartphones Android premium suportados pelo Snapdragon 8 Gen 2. Será disponibilizada em mercados selecionados a partir da segunda metade de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.