HTC antecipa-se à Apple e lança primeiro headset Vive XR Elite AR/VR

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A HTC conseguiu antecipar-se à Apple e acaba de lançar o seu novo headset Vive XR Elite AR/VR.

O novo headset chega com preço elevado, tal como vai acontecer com o headset da Apple, mas com funcionalidades que não se limitam ao entretenimento.

Headset HTC Vive XR Elite AR/RV chega com preço superior a 1.000 dólares

Introducing the powerful and versatile #VIVEXRElite. Our new headset combines mixed reality and virtual reality capabilities into one compact and lightweight device.Learn more: https://t.co/qi3NdPFi7jhttps://t.co/5oof3LZLor#CES2023 #productlaunch #xr #vr

— HTC VIVE (@htcvive) 5 de janeiro de 2023

Em outros tempos, a HTC ficou conhecida pelos seus smartphones direcionados para a produtividade, mas recentemente começou a apostar no mercado de Realidade Aumentada e Realidade Virtual com o lançamento de alguns headsets.

Agora acaba de apresentar oficialmente o seu modelo mais recente, o Vive XR Elite AR/VR que chega ao mercado com um preço superior a 1.000 dólares, mais especificamente $1.099. De acordo com o site da marca, na Europa o modelo terá um custo de 1.449 euros.

A marca consegue antecipar-se ao lançamento do headset AR/RV da Apple e apresenta um preço igualmente elevado que promete levar este novo segmento hi-tech para o campeonato premium.

Tal como os modelos anteriores da HTC, o novo headset fornece suporte a vários jogos e software, mas não se fica por aqui. O Vive Elite XR conta também com várias funcionalidades direcionadas para a produtividade.

Com um peso de apenas 625 gramas, o dispositivo fornece funcionalidade de realidade mista com várias câmaras a cores e um sensor de profundidade para melhorar a perceção situacional do utilizador.

O modelo é alimentado pelo processador Snapdragon XR2 SoC da Qualcomm e conta com 12 GB de memória RAM e 128 GB de capacidade no armazenamento interno.

Para cada olho há uma resolução 2K, com um campo de visão diagonal de 110 graus e ainda uma taxa de atualização de 90 Hz.

O novo Vive XR Elite conta também com um “modo óculos” que permite retirar a alça e a bateria e substituí-los por um par de peças de plástico que o prendem à orelha. Esta simples operação vai reduzir o peso do equipamento em 240 gramas.

O novo headset HTC foi agora apresentado oficialmente pela marca, mas apenas no final de fevereiro de 2023 é que vai chegar às prateleiras das lojas. Neste momento, no site internacional da marca estão já abertas as pré-reservas para este equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt