Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 promete ser o melhor processador do mercado

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Snapdragon 8 Gen 3 será o próximo processador topo de gama da americana Qualcomm, visto que a empresa não deverá lançar o Snapdragon 8+ Gen 2 em 2023. Com efeito, o próximo chip para dispositivos Android pode até chegar mais cedo que o antecessor.

Face a uma possível antecipação na apresentação deste componente, é natural que os rumores inerentes ao mesmo surjam mais cedo. É precisamente esse o caso, sendo que, desta feita, o foco está no desempenho oferecido pelo Snapdragon 8 Gen 3.

Snapdragon 8 Gen 3 não encontra concorrência à altura no mercado

Conforme os dados revelados recentemente pelo leaker Tech Reve, o Snapdragon 8 Gen 3 terá uma frequência base de 3,75 GHz. Quando comparado com o Snapdragon 8 Gen 2, verifica-se um aumento de desempenho de 17%.

Snapdragon 8 Gen 3

A isto podemos juntar os primeiros testes de benchmark alegadamente alusivos ao próximo processador da Qualcomm. Na plataforma Geekbench, este conseguiu arrecadar 1930 pontos em single-core e 6236 em multi-core. Valores que pulverizam qualquer concorrência, mesmo o A16 Bionic da Apple.

Ainda assim, esta não é uma comparação justa devido ao momento de lançamento de ambos os componentes. Quando o Snapdragon 8 Gen 3 for desvendado, já a Apple terá anunciado o A17 Bionic que será substancialmente mais poderoso que o A16 Bionic.

Existem vários fatores que contribuirão para este aumento de desempenho do Snapdragon 8 Gen 3. Em primeiro lugar, deverá utilizar a tecnologia N4P da TSMC baseada na litografia de 4 nm.

Em segundo lugar, a Qualcomm deverá adotar uma configuração de núcleos diferente daquela que foi utilizada no Snapdragon 8 Gen 2. No próximo chip, a americana deverá alinhar os seus núcleos na forma 1 + 5 + 2.

Ou seja, o Snapdragon 8 Gen 3 contará com um núcleo de alto desempenho, cinco de médio desempenho e dois núcleos de eficiência energética. Deste modo, este processador deverá oferecer um aumento significativo de desempenho e uma redução de 20% no seu consumo energético.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.