Qualcomm Snapdragon 735 trará o 5G para as massas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa norte-americana encontra-se a desenvolver o processador Qualcomm Snapdragon 735. Este novo SoC de gama média alta será de extrema importância para o mercado em que se insere pelo facto de vir com um modem 5G nativo.

Tal como adianta a publicação SuggestPhone, este novo processador dispensará qualquer modem adicional de compatibilidade com este padrão de conectividade. Vale notar que os equipamentos 5G que vemos atualmente no mercado possuem um modem próprio (Snapdragon X50) de compatibilidade com esta tecnologia.

Qualcomm 5G

Em contrapartida, o novo Snapdragon 735 terá um modem 5G já integrado na sua estrutura. Isto significa a necessidade de menor espaço no interior do smartphone. Por conseguinte, teremos dispositivos mais finos, mais leves e com menores custos de produção associados.

Mas o Snapdragon 735 não se resumirá apenas ao 5G

É certo que o modem de 5G integrado será o principal destaque deste novo processador. Ainda assim, há muito mais para falar sobre este SoC que será construído tendo por base a litografia de 7nm.

Com efeito, este novo processador será 20% mais potente e 50% mais eficiente quando comparado com o Snapdragon 710. Já quando tomamos como termo de comparação o Snapdragon 730, vemos uma melhor gestão de energia na casa dos 20%.

Snapdragon

Tudo isto será potenciado pelos seus oito núcleos de processamento. Neste caso concreto estamos perante um conjunto de um núcleo Kyro Prime a correr a 2.9Ghz, um outro Kyro com uma frequência de 2.4GHz e, por fim, mais seis núcleos Kyro de 1.8GHz. Já em termos gráficos poderemos contar com uma GPU Adreno 620 de 750MHz.

Para além de tudo isto, o vindouro Snapdragon 735 possibilitará a inclusão de até 16GB de RAM LPDDR4X. Adicionalmente, poderemos contar com ecrãs 21:9 com resoluções de até 3360 x 1440 pixels, um núcleo neural para potencialidades de Inteligência Artificial e ainda a possibilidade de gravação de vídeo 4K a 60fps.

Quando chegará este processador ao mercado?

Ainda não existe uma calendarização definida para o acontecimento. Não obstante, espera-se que o Snapdragon 735 possa ser revelado apenas no último trimestre deste ano. Desse modo, os primeiros equipamentos com este novo SoC só deverão chegar ao mercado no principio de 2020.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.