"Proxima b": Descoberto planeta com as potencialidades da Terra

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Temos visto uma evolução de conhecimento inacreditável nos últimos tempos. Cada vez mais percebemos um pouco daquilo que nos rodeia e embora o Universo continue um misterioso desconhecido, aos poucos começamos a identificar possibilidades de não estarmos sozinhos.

Vê ainda: SpaceX já está a testar o motor que nos vai levar a Marte

Já desde o inicio do ano que os nossos telescópios se focaram num planeta chamado Proxima b, este planeta está situado em órbita de uma anã vermelha Proxima Centauri.

O Proxima b esta relativamente perto do sol, mas como uma anã vermelha é bem menos poderosa que o nosso Sol, faz com que a zona habitável seja mais próxima da estrela também, tão próxima que a órbita total do planeta sobre a estrela é de 11 dias. Teoricamente um ano demora 11 dias na Proxima b.

O Planeta conta com temperaturas relativamente parecidas com as da Terra caso conte com uma atmosfera parecida com a Terra, algo que não é identificável até ao momento. Relativamente a tamanho é 10% maior do que a Terra e com a mesma percentagem de extra gravidade.

O grande problema aqui é que mesmo com muitos estudos é difícil ter uma ideia concreta do que se passa simplesmente vendo a uma distância de 4.25 anos-luz. Viajar até lá com a tecnologia existente demoraria 15 mil anos. Contudo, nem tudo está perdido. Uma nova ideia de exploração Espacial faz com que teoricamente esta viagem demore apenas 20 anos, uma tecnologia que ainda está a ser desenvolvida e que deverá ser posta à prova nos próximos anos.

Talvez queiras ver:

  • China revela Rover que enviará a Marte em 2020
  • Está a ser desenvolvido submarino autónomo para explorar o mar da lua de Júpiter “Europa”
  • Vê em direto astronautas instalarem novas funcionalidades fora da Estação Espacial
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.