Qual a capa de proteção que devemos usar num smartphone?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Capas smartphones Android proteção Android iOS smartphone
Escolher a capa perfeita não é tarefa fácil.

Recentemente surgiu uma notícia de que um aluno alemão tinha inventado uma capa de proteção inovadora. Podes pensar, como pode ser uma capa inovadora? Ora, esta criação é um “think outsider the box” autêntico, seja para um smartphone Android e/ou iOS.

Algo que na minha opinião, acho que é um protótipo que terá um futuro risonho. Esta capa distingue-se das outras porque basicamente “sente” quando o teu smartphone está prestes a colidir com chão.

Vê ainda: Game of Thrones – Sophie Turner diz o que se esperar da série da HBO

Assim que ocorre esta deteção, a capa liberta uns “braços” que vão fazer amparar o impacto do telemóvel. Podemos comparar isto ao funcionamento de um airbag de um automóvel no caso de um acidente.

E isto pôs-me a pensar na quantidade de capas disponíveis no mercado e como cada tipo de capa pode afetar o uso normal e performance do nosso equipamento. Seja ele Android ou iOS. Seja ele pequeno, grande, novo ou já vintage.

Como escolher a "capa perfeita" para o teu smartphone?

Podemos até nunca ter pensado nisto, mas, a capa que usamos pode afetar o desempenho do nosso smartphone. Aqui por exemplo, no que toca a temperatura do dispositivo móvel Android ou iOS. Já te trouxemos aqui qual a temperatura a que deve funcionar um telemóvel inteligente (smartphone). Ora, a capa que usas pode influenciar e muito a refrigeração do teu equipamento. Processo esse, que é vital para o bom funcionamento e longevidade do mesmo.

Capa smartphones Android iOS Android iOS smartphone
Diferentes abordagens às capas de proteção para dispositivos Android e neste caso iOS.

Cada smartphone, antes de ser lançado para as montras, passa por uma série de testes rigorosos. Isto para garantir a sua refrigeração e que este consegue lidar com altas temperaturas de forma correta.

Ainda assim, estes testes são realizados sem que haja uma capa a cobrir a traseira ou frente. Capas de plástico são as mais utilizadas mas também são as que mais prejudicam o processo de refrigeração. Isto por ser um material mau condutor de energia térmica.

Seja ele Android ou iOS, acabamos quase sempre por colocar uma capa

Assim, um smartphone com a função de se livrar de temperaturas elevadas vê agora o seu trabalho muito mais difícil. Depois, como mecanismo de segurança contra temperaturas excessivas, o próprio equipamento vai diminuir a sua performance.

smartphone Android iOS Android iOS capas de proteção como escolher capa Samsung Galaxy S9 acessórios oficiais
Mais simples ou mais rebuscadas, as capas mudam muito de cor, acabamento e material.

Sendo que este poderá responder não tão rápido quanto aquilo a que estamos habituados. Neste caso, capas metálicas são as que mais vão ajudar o teu telemóvel a livrar-se deste problema.

Todavia, tem atenção que funções como carregamento sem fios ou a bússola do teu equipamento poderão ser “incomodados” por estas peças de metal. E depois claro, costumam ser mais caras que as de plástico ou borracha / TPU / silicone.

Capas de proteção em metal dissipam melhor o calor produzido pelo smartphone

Por outro lado, temos botões e impressões digitais, cujo alcance ou fiabilidade/rapidez pode ser diminuído tudo por causa de uma capa. Capas mais caras tendem a ter em consideração estes aspetos, mas, haverá sempre uma dificuldade acrescida.

Por outro lado, o aumento do relevo dos botões poderá desencadear cliques involuntários enquanto o equipamento se encontra do teu bolso, por isso, deves analisar bem qual a capa certa para ti.

Eu sempre usarei uma capa no meu equipamento, pois prefiro que ele caia no chão enquanto esteja quente e que acabe com o display intacto, do que o telemóvel embater no chão e partir-se ou ficar todo riscado, mas que caiu fresco porque não tinha uma capa para o proteger.

E tu? Que tipo de capa de proteção utilizas no teu smartphone Android ou iOS? Deixa-nos a tua opinião.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Surface Phone: Fã cria petição para que a Microsoft reconsidere projeto

Apple iPad com Face ID do iPhone X poderá ser revelado no final do ano

Fortnite VS. PUBG – Metade dos downloads, cinco vezes mais receita

Artigo de Rafael Alemão para a 4gnews

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.