Qual a temperatura ideal a que o nosso smartphone se deve manter?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.
smartphone temperatura
Vem aí o calor e com ele as altas temperaturas

O calor começa agora a aparecer de forma mais constante e com ele as idas à praia ou à piscina. É uma das alturas do ano mais esperadas por muitos devido aos exemplos supra-citados. Mas até que ponto é que uma temperatura elevada é prejudicial para o nosso smartphone?

Acredito que seja consensual que as altas temperaturas não são de todo benéficas para qualquer dispositivo eletrónico. Uma temperatura elevada pode, em casos extremos, levar à combustão de alguns componentes e, consequentemente, do smartphone propriamente dito.

Vê ainda: Google Play Store: Os 20 jogos Android grátis mais populares da semana

Importa notar que os smartphones Android têm um mecanismo de segurança para este tipo de condições. Segundo a PSafe, esse mecanismo irá ativar-se quando atingidos os 45ºC ou 50ºC.

Uma vez ativo, pode acontecer uma de duas coisas. Ou é reduzido o rendimento do equipamento, baixando a sua luminosidade ou mesmo limitando o processador. Ou, no cenário mais extremo, o equipamento desliga-se automaticamente.

Qual a temperatura ideal para o nosso smartphone?

Num cenário destes, a recomendação é que pares de utilizar o teu smartphone e que o deixes retomar à temperatura ideal. Para tal deves colocá-lo num local fresco e sem humidade.

Por outro lado, as temperaturas demasiado baixas também não são benéficas para o nosso equipamento. Do mesmo modo que o calor afeta o bom funcionamento de todos os seus componentes, o mesmo se aplica às baixas temperaturas.

Um estudo revela que estes equipamentos móveis começam a falhar com temperaturas na ordem dos -40ºC. Um cenário que dificilmente se confirmaria no nosso país, mas o mesmo não pode ser dito para os países mais a norte no globo.

No entanto, importa frisar que a partir dos -4ºC podes começar a ver apagões súbitos no teu equipamento. Em ambos os casos, estamos sempre a falar das temperaturas internas do smartphone. Uma que será sempre mais elevada que aquela que temos no exterior.

Qual será a temperatura ideal?

Com efeito, importa responder a uma questão. Qual será a temperatura ideal para o nosso smartphone? Pois bem, a temperatura ideal seria 15ºC, aquela que normalmente se verifica quando o equipamento está em standby.

A partir do momento que começas a mexer nele essa temperatura irá, naturalmente, subir. Assim, o ideal será conseguir manter o equipamento entre os 20ºC e os 25ºC, no máximo.

Existem aplicações que podem dar-nos uma ideia de quais as temperaturas que se registam no interior do nosso smartphone. Mas claro que os dados podem nem sempre ser os mais assertivos.

Assim sendo, considera este artigo como uma curiosidade e que te fornece dados pelos quais te podes guiar para manter a saúde do teu equipamento. Afinal de contas, o saber não ocupa lugar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Andromeda OS – Surface Phone poderá ser o iPhone da Microsoft

Xiaomi Mi Max 3 chegará com ecrã de margens reduzidas e sem notch

MEO, NOS ou Vodafone? Vocês escolheram a melhor operadora móvel

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.