Preços das telecomunicações antes da DIGI: eis o que diz a ANACOM

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A DIGI entrou no mercado português de telecomunicações em novembro com preços de serviço móvel a partir de 4 € e internet fixa a partir de 10 €. Isto levou a uma descida abrupta dos preços nas operadoras lowcost da MEO, NOS e Vodafone. No seu mais recente relatório, a ANACOM dá conta de como estava o mercado antes da chegada da DIGI.

Este relatório revela que, ao contrário de novembro, os preços das telecomunicações não sofreram alterações percentuais em outubro face ao mês de setembro. Na verdade, face a outubro de 2023, os preços das telecomunicações até aumentaram 7,2%.

A ANACOM recorda que “recomendou aos prestadores contenção nos aumentos de preços para 2024, quer em tarifários disponíveis para novas adesões, quer nos contratos em vigor, de modo a assegurar o efetivo acesso ao serviço por parte dos utilizadores finais a estes serviços, num contexto de pressão inflacionista e aumento do custo de vida”.

No entanto, a taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações foi de 6,7%. Segundo o regulador, esta foi a taxa mais elevada verificada desde junho de 1994 e situa-se bem acima da variação registada pelo Índice de Preços do Consumidor (IPC) de 2,2%.

NOWO com mensalidades mais baixas

Quanto aos operadores, as mensalidades mais baixas foram oferecidas pela NOWO em sete casos, num leque de 11 serviços ou ofertas. A MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mínimas para dois tipos de serviço/ofertas, cada uma.

Destaque para a NOWO com a mensalidade mínima mais baixa para o serviço telefónico móvel individualizado, a 5 euros. E também para as ofertas em pacote triple play a 28,75 euros e quadruple play a 36,25 euros. A Vodafone apresentou a mensalidade mínima mais baixa da oferta quintuple play a 66,10 euros.

Veremos a volta que estes números vão levar quando a ANACOM revelar em breve a evolução dos preços das telecomunicações em novembro.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.