Peugeot mostra a sua visão sobre o futuro dos carros elétricos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

A Peugeot foi coroada como a líder do mercado automóvel em 2022 em Portugal. E os mais recentes Peugeot 2008 e 208 são os veículos mais vendidos no nosso país.

Nestes primeiros dias do ano, a marca revelou o Peugeot Inception Concept. Este é um veículo que pretende abrir uma nova era, e mostrar a visão da marca para o futuro dos veículos elétricos.

Peugeot Inception Concept

Este Peugeot Inception Concept chega com design liberado por Matthias Hossan, e o primeiro destaque vai para nova geração do iCockpit com o sistema de controlo Hypersquare. Temos também um conceito inovador de vidro panorâmico Skyspace.

Peugeot Inception Concept é a base para a Peugeot a partir de 2025

Devemos ter em conta que, para já, trata-se de apenas um conceito. Mas no seu comunicado, a Peugeot afirma que este vai inspirar os produtos da marca, mesmo nos modelos mais compactos, a partir de 2025.

“A PEUGEOT está empenhada na eletrificação da sua gama. Em 2023, 100% dos veículos da gama serão eletrificados e, nos próximos dois anos, serão lançados cinco novos modelos 100% elétricos”, começa por dizer Linda Jackson CEO da Peugeot.

Peugeot Inception Concept

A executiva afirma ainda que o objetivo passa por “fazer da PEUGEOT a marca elétrica líder na Europa em 2030". E o objetivo deste conceito é destacar um habitáculo que oferece perspetivas tecnológicas originais, levando-nos a uma experiência automóvel exclusiva.

A marca afirma que Peugeot Inception Concept foi concebido sobre uma das quatro futuras plataformas "BEV-by-design" do grupo Stellantis. Esta é uma nova gama de plataformas que chega a partir de 2023.

Os destaques desta abordagem da Peugeot

  • A plataforma STLA Large em que se baseia o Peugeot Inception Concept foi dotada da silhueta de uma berlina baixa (1,34 m) e eficiente, com 5,00 m de comprimento. Medida que foi escolhida deliberadamente para destacar as muitas inovações deste manifesto. A plataforma também faz parte da nova linguagem formal da Peugeot, que preserva o ADN da marca.
  • As novas plataformas elétricas nativas "BEV-by-design" introduzirão, também, módulos tecnológicos alimentados por inteligência artificial: STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA Autodrive.
  • O Peugeot Inception Concept 100% elétrico está equipado com a tecnologia de 800 V. A sua bateria de 100 kWh permite-lhe percorrer 800 km com uma única carga completa, ou seja, a distância de Paris a Marselha ou de Bruxelas a Berlim. O seu consumo é notável, de 12,5 kWh por cada 100 km. A bateria carrega o equivalente a 30 km de autonomia em um minuto, ou 150 km em cinco minutos. O Peugeot Inception Concept pode ser carregado por indução, simplificando esta etapa pela ausência de um cabo.
  • Dois motores elétricos compactos, um à frente e outro atrás, tornam o Peugeot Inception Concept um veículo de tração às quatro rodas para a excelência da condução dinâmica totalmente controlada. A potência combinada está próxima dos 680 cv (500 kW). A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em menos de 3 segundos.
  • A excelência da tecnologia a bordo da família de plataformas reflete-se no Peugeot Inception Concept através do Steer-by-Wire. Elimina o volante como o conhecemos há décadas, em prol de um controlo Hypersquare onde as ligações mecânicas desaparecem por troca com comandos elétricos digitais.

Peugeot Inception Concept

Estes são apenas alguns dos destaques que a Peugeot traz com este produto, sendo que podes conhecer todos os detalhes na página própria da marca para o efeito. O futuro parece ainda mais ‘felino’ para a Peugeot.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.