Samsung Galaxy A54: vem aí o sucessor de um dos smartphones de gama média mais bem-sucedidos de 2022

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, antes de apresentar a sua série premium Galaxy S23, a Samsung vai ampliar a sua família de gama média com o lançamento dos modelos Galaxy A54 e Galaxy A34.

Ambos os smartphones devem ser apresentados ainda durante o mês de janeiro e agora foram divulgadas as primeiras renderizações que mostram como será cada um dos terminais.

Primeiras renderizações do Samsung Galaxy A54 e Galaxy A34

Samsung Galaxy A54 e Galaxy A34
Renders do Samsung Galaxy A54 (esquerda) e do Galaxy A34 (direita) divulgados pelo leaker Evan Blass Crédito@EvanBlass/Twitter

Os dois primeiros meses de janeiro parecem estar a ser reservados pela Samsung para apresentar os sucessores dos seus smartphones mais bem-sucedidos no mercado. Foi hoje confirmado que a 1 de fevereiro, num evento Unpacked, a série premium Galaxy S23 será apresentada a nível global.

Mas antes dessa conferência, a gigante sul-coreana irá lançar os modelos de gama média Galaxy A54 e Galaxy A34. De acordo com alguns rumores, os dois smartphones devem ser revelados a 18 de janeiro, mas ainda não se sabe se será feito um evento ou se o lançamento será discreto sob a forma de um comunicado de imprensa.

Hoje, o leaker Evan Blass publicou, na rede social Twitter, as primeiras renderizações de como podem ser os dois novos modelos de gama média da Samsung.

De acordo com o conhecido leaker, os dois smartphones vão apresentar um design semelhante. A diferença estará no furo para alojar a câmara frontal. Enquanto o Galaxy A54 terá um furo centralizado, o Galaxy A34 vai apresentar um entalhe em forma de gota.

Outra diferença será a espessura das molduras, as quais serão mais grossas no Galaxy A54 do que num Galaxy A34, ainda que o primeiro seja mais caro.

Especificações esperadas nos Samsung Galaxy A54 e Galaxy A34

Quanto às especificações, vários rumores avançaram já com o que podemos esperar ver em ambos os modelos. Uma das grandes novidades será o processador do Galaxy A54 que vai contar com uma versão inédita do chip Exynos 1380 SoC, proprietário da marca.

Processador este que vai estar emparelhado com de até 8 GB de memória RAM e de até 256 GB de armazenamento interno. No painel traseiro, por sua vez, estará uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, complementado por um ultrawide de 12 megapixéis e um sensor de profundidade de cinco megapixéis.

O Galaxy A54 vai contar também com um ecrã AMOLED de 6,6 polegadas com resolução de 2400x1080 pixéis e uma taxa de atualização. A alimentar o terminal estará uma robusta bateria de 5.100 mAh com suporte para carregamento rápido de 25 watts.

Quanto ao Galaxy A34, este vai chegar com especificações mais modestas. Desde logo a começar pelo ecrã AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 90 Hz.

No interior vai contar com o processador Exynos 1280 e com uma bateria de 5.000 mAh também com suporte para carregamento rápido de 25 watts. De resto, a configuração de câmara traseira tripla será encabeçada por um sensor primário de 48 megapixéis de resolução.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt