Pesquisa Google passará a compreender questões. Entende como

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Quando procuramos por informação nova ou para esclarecer qualquer dúvida, a Pesquisa Google é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo. Por isso mesmo é que a empresa se prepara para melhorar ainda mais o seu serviço.

A Google anunciou que o seu motor de busca passará a compreender questões completas. Para isso contribuirá uma nova tecnologia de machine learning capaz de relacionar palavras.

Nova tecnologia da Google conseguirá relacionar as palavras presentes numa frase

A tecnologia que a Google aplicará brevemente na sua pesquisa está a ser testada há um ano. Em suma, esta tem o objetivo de relacionar todas as palavras presentes numa frase.

Ao analisar a palavra que vem antes e depois, este mecanismo quer ter a certeza de que compreende todo o significado da questão. Por exemplo, com a frase "Quanto tempo demora a viagem de Guimarães a Lisboa" esta tecnologia será capaz de perceber que se trata de Guimarães para Lisboa e não o inverso.

Este motor de busca compreende palavras isoladas

Caso ainda não o saibas, a Pesquisa Google entende palavras isoladas. Significa que não necessitas de construir uma frase com sentido para receberes os resultados pretendidos.

Basta que coloques as palavras que são mais importantes para a tua pesquisa para receberes a informação que procuras. Usando o exemplo dado acima, basta o uso das palavras "viagem", "Guimarães" e "Lisboa" para receber os mesmos resultados.

Por vezes este mecanismo é suficiente para encontrarmos o que queremos, mas nem sempre isso acontece. Com o reconhecimento de frases completas, espera-se que os resultados possam ser ainda melhores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Calendário. Descobre como criar eventos de forma mais rápida
  • Mensagens Google: nunca mais te vais esquecer de responder a uma mensagem! (APK)
  • Facebook começa a testar separador com notícias na app mobile
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.