PayPal vai aumentar as taxas entre o Reino Unido e a Europa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Já a partir do próximo mês de novembro, o serviço PayPal vai introduzir novas taxas. O pagamento de mais 1,29% aplica-se a todas as empresas do Espaço Económico Europeu que realizem pagamentos a empresas britânicas e vice-versa.

Desde o Brexit que as empresas pagam uma taxa de 0,5% por utilizarem os serviços PayPal. Mas a empresa de pagamentos online alega agora que está a registar custos extras com um aumento das taxas de intercâmbio entre o espaço europeu e o Reino Unido.

Mesmo com este aumento, a nova taxa é mais baixa do que a praticada no resto do mundo que se pauta pelos 1,99%. O PayPal divulgou todos os pormenores da nova taxa num documento que pode consultar aqui.

Antes do Brexit, aplicava-se a legislação europeia que limitava as taxas, mas a partir do momento em que o Reino Unido abandonou o Mercado Único, as diretrizes europeias deixam de vigorar.

Visa e Mastercard com taxas mais altas

Em declarações à BBC, a empresa de pagamentos online esclarece que "num mercado altamente competitivo, este aumento vai facilitar às empresas comparar os preços do PayPal com outros fornecedores e avaliar melhor o valor que oferece". De acordo com a mesma fonte, o objetivo desta medida é "o PayPal simplificar as suas taxas internacionais para pagamentos comerciais europeus".

O anúncio do PayPal surge após a Mastercard e a Visa terem avançado que a partir de outubro vão também aumentar as suas taxas. A Visa já tinha avançado que as empresas localizadas na União Europeia pagariam mais 1,5% em taxas quando os utilizadores britânicos efectuassem compras online fora do seu país.

Por seu lado, a MasterCard vai passar a cobrar mais 1,5% por cada pagamento com um cartão de crédito online feito no Reino Unido para o Espaço Europeu. No entanto, até dia 15 de outubro de 2021, a taxa continuará a ser de 0,3%.

Editores 4gnews recomendam:

  • PayPal entra no mundo das criptomoedas! Bitcoin, Ethereum, BCH e LTC serão adicionados!
  • Como criar conta no PayPal para fazer compras e pagamentos online
  • 3 esquemas de burla online e como os evitar, incluindo com o PayPal
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt