OpenAI prepara o seu concorrente à Pesquisa Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Após abanar o mercado com o lançamento do ChatGPT, tudo indica que a OpenAI quer entrar num novo segmento. Segundo os mais recentes rumores, a empresa estará a desenvolver o seu próprio motor de pesquisa.

Esta tese é avançada pela publicação The Information, citando fontes familiarizadas com os planos da OpenAI. Estas revelam que a empresa está a trabalhar num "produto de pesquisa na web".

Motor de pesquisa da OpenAI será suportado pelo Bing da Microsoft

Elaborando um pouco mais o tema, as fontes em causa referem que o novo motor de pesquisa da OpenAI será parcialmente suportado pelo Bing da Microsoft, Uma parceria que não é de estranhar, já que o ChatGPT também suporta o Bing Chat.

OpenAI

Algo que fica, no entanto, por esclarecer são os moldes de disponibilidade deste motor de busca. Ou seja, questiona-se se o mesmo estará livremente acessível ao público ou se a OpenAI irá incluí-lo num dos seus modelos de subscrição do ChatGPT.

Recordo que o ChatGPT possui uma funcionalidade chamada "Browse with Bing" como parte da modalidade paga ChatGPT Plus. Esta opção permite ao chatbot procurar informação na web para oferecer aos utilizadores respostas com informações mais atualizadas.

Seja como for, fazer concorrência à Pesquisa Google não será tarefa fácil. O motor de busca da norte-americana é, há vários anos, líder neste segmento de mercado e continua a beneficiar da preferência dos utilizadores a nível global.

Ainda assim, a pesquisa Google não é perfeita e estudos recentes demonstram algumas lacunas na qualidade dos seus resultados. Alguns especialistas criticam os resultados abaixo do esperado devido a páginas com conteúdo gerado por IA e SEO.

Perante tais comentários, este é um fenómeno ao qual a OpenAI deve prestar atenção redobrada no desenvolvimento do seu próprio motor de busca. Isto, claro está, se quiser que o seu novo produto consiga ser uma alternativa viável à Pesquisa Google.

Todavia, isso não será uma tarefa fácil, tal como a Microsoft o pode comprovar com o Bing. Sublinho que estas informações são apenas rumores, o que significa que devemos aguardar por informações oficiais sobre o tema da parte da OpenAI.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.