OnePlus força a instalação de uma app e enfurece os utilizadores

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A OnePlus está a receber fortes críticas por parte dos utilizadores ao forçar a instalação da aplicação de companhia dos seus auriculares true wireless, os OnePlus Buds. Uma vez instalada, a app não pode ser removida, apenas atualizada.

O caso foi reportado pela Android Authority após ter recebido queixas por parte de diversos utilizadores de telemóveis OnePlus. A 4gnews confirma a ocorrência, com o OnePlus 6 residente a apresentar a aplicação, sem que esta fosse pedida.

Instalação forçada da app OnePlus Buds

Perante o sucedido, centenas de utilizadores estão a bombardear as avaliações da aplicação na Google Play Store com 1 estrela e críticas severas à postura da marca. Entre a surpresa e incredulidade, o sentimento geral é de manifesta revolta.

"Como é que esta app apareceu no meu telefone SEM ter pedido tal coisa?", pode ler-se numa das avaliações mais recentes. "A OnePlus tem que explicar o porquê de tal ação (...) OnePlus tirou proveito de um backdoor para instalar apps", continua.

A fabricante chinesa, até à data de redação deste artigo, não comentou o caso nas suas redes sociais. Enquanto isso, as queixas também já se fazem sentir no fórum oficial da marca à medida que mais utilizadores se apercebem do sucedido.

Incentivo à compra dos OnePlus Buds?

A aplicação foi concebida para ajudar os utilizadores a atualizarem e personalizarem os auriculares Bluetooth TWS da marca. A partir da app também podem descarregar, facilmente, atualizações de firmware e aceder ao equalizador de som e não só.

Destaca-se ainda a funcionalidade que ajuda o utilizador a encontrar um auricular em caso de perda ou não deteção do mesmo. Vale ainda frisar que a aplicação só pode ser instalada em smartphones OnePlus, mas perante o sucedido, pouco importa.

Caso tenham um telemóvel OnePlus, podem já ter esta app instalada mesmo sem o saber. Aliás, ao fazer uma pesquisa na gaveta de aplicações, se ainda não a tiverem, serão encaminhados imediatamente para a Play Store e iniciada a instalação.

Uma vez instalada apenas podemos "Atualizar

Após ter verificado a presença inusitada desta aplicação no OnePlus 6 residente, procedi à tentativa de desinstalação via Play Store, estando tal botão disponível. No entanto, após o procedimento a única opção disponível é "Atualizar" a aplicação.

Isto significa que a app continua presente no telefone, ainda que numa versão anterior e, sem permissões de raiz, não há forma de a remover completamente. Vale frisar que a app está disponível para todos os telemóveis da marca a partir do OnePlus 6.

Ainda que a medida não seja inédita, já vimos a Google a fazer o mesmo com a sua aplicação dos Pixel Buds, não deixa de ser pouco popular, ou francamente reprovável. Para quem não tem estes auriculares Bluetooth a app é inútil.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi Note 10 chegarão com processador controverso da MediaTek
  • Xiaomi lança nova scooter de auto-equilíbrio com autonomia que surpreende
  • Xiaomi Poco X3 NFC apanhado em vídeo de hands-on: especificações completas reveladas
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.