NOS quer impulsionar emprego jovem com este pacto

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Chama-se “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, e foi assinado pela NOS e promovido pela Fundação José Neves. Este conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, e visa operar uma mudança real no atual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens.

Em comunicado, a NOS explica que se compromete “até 2026 a reforçar diversos indicadores, nomeadamente a contratar e a reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade e a criar oportunidades de desenvolvimento e de carreira para os jovens em Portugal”.

nos

NOS ALFA, criado em 2015, é um dos exemplos de investimento neste campo

Quanto ao recrutamento jovem, a NOS afirma que há muito investe neste campo, como é exemplo a criação do NOS ALFA em 2015. Este é um programa de trainees remunerado, que capta mais de 50 jovens por ano.

Segundo a operadora, a taxa de retenção dos jovens que integram este programa tem sido consistentemente superior a 80%. O que significa que é uma fonte de contratação com um peso significativo na empresa. 13,2% dos colaboradores da NOS em 2021 estavam abaixo dos 30 anos.

“Acreditamos que as empresas têm um papel crucial para combater o desemprego jovem. O ‘Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens’, que hoje assinamos, reforça a forte ambição da NOS em criar oportunidades para que os jovens possam desenvolver-se e atingir o seu máximo potencial”, refere Luís Nascimento, Administrador Executivo da NOS.

Já Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves refere que “é um acordo muito importante para o país, que une as empresas e entidades públicas para responder a uma realidade com que o país se debate há demasiados anos: a vulnerabilidade do emprego dos jovens, mesmo dos mais qualificados, que tendem a estar mais expostos ao desemprego e a ter salários baixos”.

De realçar que este Pacto considera jovens até 29 anos, inclusive. Podes consultar o documento na íntegra através deste link.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.