MEO atualiza preços em Portugal com esta mensagem aos clientes

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O preço das telecomunicações em Portugal foi revisto recentemente em alta, com atualizações que refletem sobretudo a taxa de inflação, entre outros custos acrescidos. Seja a MEO (Altice Portugal), NOS ou Vodafone Portugal, contamos com uma subida generalizada nas três maiores operadoras.

Em abono da verdade, segundo informa o ECO, também a Vodafone e NOS aplicarão a mesma subida de preços nos seus planos e tarifários de telecomunicações em Portugal.

Mais se informa que estes aumentos podem chegar aos 5 euros por mês para clientes MEO, consoante aqui o plano e serviços contratados.

Atualização de preços e entrar em vigor a partir de fevereiro de 2023

Boa tarde! As alterações de preços são efetuadas com base nas condições de mercado e taxa de inflação, encontrando-se estas previstas nas condições dos serviços MEO. Para mais informações, agradecemos que utilize os contactos oficiais em https://t.co/wWNIKpOYOa. ^JR

— MEO (@MEOpt) 20 de janeiro de 2023

A decisão está tomada e será aplicada muito em breve, a partir do próximo mês.

"Nos últimos meses temos vindo a assistir a um aumento substancial e generalizado dos preços, o que teve um forte impacto nos orçamentos familiares e das empresas.

O setor das telecomunicações não foi exceção, tendo sido igualmente impactado de forma significativa, especialmente com o aumento dos custos de energia, combustível, logística e equipamentos. Este último muito relacionado com a escassez de chips, fundamentais no nosso setor de atividade.

Esta é uma realidade que se verifica desde 2021.

Até aqui temos absorvido este aumento de custos, não o refletindo nos preços dos nossos serviços. No entanto, para continuarmos a levar até si um serviço de qualidade, é inevitável atualizarmos o valor da mensalidade dos nossos serviços, conforme contratualmente previsto.

Desta forma, na sequência da nossa comunicação anterior e após publicação pelo INE – Instituto Nacional de Estatística do último Índice de Preços no consumidor relativo a um ano civil completo, tendo por referência a data da presente comunicação, informamos que a mensalidade do seu serviço nº 9...... será atualizada em 1,00 Eur, IVA incluído."

Consumidores portugueses perdem competitividade na Europa

Também os demais operadoras devem proceder aos "ajustes" nos preços com aumentos na ordem dos 7,8%, em linha assim com o valor da inflação para 2023.

Em suma, apesar de todas as justificativas apresentadas, certo é que ficamos cada vez mais afastados da competitividade existente noutras nações europeias. Em particular, citando países como a Espanha, França, ou Itália onde sobretudo os tarifários móveis são mais competitivos.

*aumento dos preços*NOS / MEO / VODAFONE pic.twitter.com/SisCk02jI4

— Lopes (@TangledLopes) 19 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.