NOS E NOWO escondem velocidade de Upload nos seus tarifários de internet

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS, NOWO, Vodafone e MEO lutam todos os dias para conseguirem a nossa confiança. As operadoras estão longe de fazer parte da lista dos nossos melhores amigos. O que queremos apenas é um serviço de qualidade face àquilo que estamos a pagar.

Por isso é que é importante saber o que estamos a fazer na altura de subscrição. Na maior parte das vezes estamos a fidelizar por dois anos e todas as "letras pequenas" nos contratos são importantes.

homem com mau upload no pc

Dessa forma questionamo-nos quando vemos que a NOS e a NOWO estão a evitar mostrar a velocidade de Upload do seu serviço de internet fixa. Não sabemos se foi uma escolha de layout ou se uma forma de esconder o seu calcanhar de Aquiles.

Para que serve o upload da internet fixa?

O Upload é quase tão importante quanto o Download. Ainda que a velocidade de upload seja procurada por muitos que gostam de publicar vídeos no Youtube ou Facebook, a velocidade é extremamente importante para jogos e para chamadas de vídeo.

O upload ajuda que envies informação ou dados do teu ponto para a internet. Tudo que seja "mandar" para a web está ligado com o upload. Por exemplo, numa vídeo chamada o upload é importante para que as pessoas te vejam e ouçam com qualidade.

A situação

upload mau

Apontado primeiramente pelos nossos colegas do Aberto Até de Madrugada, a NOS e a NOWO estão a mostrar os seus pacotes de internet sem uma clara informação de qual é a sua velocidade de upload de internet. Já a Vodafone e MEO orgulham-se de o fazer. Certamente porque tem das velocidades mais rápidas do mercado no que toca a upload.

No website da NOS

Quando vamos procurar um novo pacote de internet vamos ao website da operadora para saber o que temos de oferta. No website da NOS vemos os pacotes de internet a mostrar que temos velocidades de 30Mbps ou 200Mbps. Contudo, só depois de clicar em "Mais detalhe" é que vemos a velocidade de Upload.

Velocidade NOS

Logo depois de clicarmos em "Mais detalhe" somos deslumbrados com a informação que a velocidade de upload é seriamente abaixo da concorrência. No caso de 30Mbps temos apenas 2Mbps e no caso de 200Mbps temos 20Mbps de upload.

Velocidade NOS 2

No website da NOWO

Já no website da NOWO as coisas são ainda mais complicadas. A velocidade de upload só nos mostra quando vais fazer uma simulação. Ou seja, se estiveres a ver os pacotes de internet não vais ter qualquer informação sobre essa questão.

NOWO Velocidade 1

Quando vamos ao tal simulador, só se passarmos o rato por cima do "i" de "informação" é que nos mostra que no pacote de 120Mbps temos apenas 12Mbps de velocidade.

NOWO velocidade 2

No website da MEO e da Vodafone

Não seria justo falar da NOS e da NOWO sem falar da Vodafone e da MEO. Tanto num website como no outro as operadoras orgulham-se de dizer o download e o upload. Temos o exemplo de 100/100Mbps.

Exemplo do serviço da MEO

Meo velocidade 1

Exemplo do serviço da Vodafone

Vodafone velocidade

Estuda um pouco antes de te fidelizares

Em suma, toma atenção antes de assinares qualquer contrato com uma operadora. A velocidade de upload é tão importante quanto a de download. Por muito que as operadoras queiram mostrar o contrário.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.