Nokia 3310: O regresso do mítico Nokia estará para breve!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.
Nokia 3310
Nokia 3310, o telemóvel que pode regressar como smartphone

O Nokia 3310 pode voltar em 2017, agora com novas capacidades e valências de um smartphone. Este assunto tem dominado a atualidade tecnológica e, apesar de inicialmente não depositar muita confiança nesta história, hoje vemos novas fontes a revelar mais detalhes sobre o novo Nokia 3310.

17 anos depois do seu lançamento, o equipamento mais icónico da marca finlandesa estará presente no próximo Mobile World Congress (MWC). Este é o maior congresso de tecnologia a nível mundial e a 4gnews já está no local para te trazer todas as novidades em primeira mão. O evento arranca na próxima segunda-feira dia 27 mas os anúncios principais serão feitos na véspera, Domingo 26.

Vê também: Presidente da Samsung é preso sob a acusação de tentativa de suborno

Confesso que as notícias anteriores não me inspiravam muita confiança, apesar de toda a imprensa ter delirado com a possibilidade da Nokia lançar um Nokia 3310, desta vez como smartphone, não encarava essa possibilidade como real. Até agora isto é.

Será possível transformar o Nokia 3310 em Smartphone?

Nokia 3310
Duas possibilidades para o novo 3310

Ainda tenho algumas dúvidas mas, graças às novas informações avançadas pela GizmoChina (via), começo a reconhecer alguma credibilidade neste regresso histórico.

Sabemos que a marca lançará novos smartphones com o sistema operativo Android no dia 26 de fevereiro. Entre todos de gama como o Nokia 8 e alguns equipamentos de gama média, a marca finlandesa voltará ao mercado que outrora dominou.

A marca deverá lançar pelo menos um novo relógio inteligente, tal como vimos ontem, uma das recentes aquisições da Nokia já confirmou a sua participação no evento da Nokia no MWC. Seria bem interessante vermos um smartwatch da Nokia para fazer frente aos Gear da Samsung.

Hoje, por fim, ficamos a conhecer alguns detalhes sobre o novo Nokia 3310. Este equipamento deverá ser lançado juntamente com o Nokia 3 (gama baixa), Nokia 5 ( gama média) e o Nokia 8 (gama alta). O próximo domingo será repleto de novidades!

O Nokia 3310 manterá as linhas, o design e aspecto geral do telemóvel original. De acordo com a fonte as únicas alterações de fundo serão à sua espessura, materiais de construção e ao seu tamanho.

Será o novo Nokia 3310 "indestrutível"?

Acomodar um ecrã minimamente utilizável, para os padrões de 2017, num equipamento tão pequeno como o 3310 original seria deveras impossível. Note-se, o saudoso telemóvel possuía um ecrã de 1.35 polegadas com uma fantástica resolução de 82x82pixels. Sim, apenas isso. Não admira que a sua bateria durasse perto de uma semana!

O esquema de cores será preservado. O azul marinho e cinzento azulado serão as cores dos novos 3310 e quem sabe, até poderemos ter as "capinhas" permutáveis entre si. Provavelmente ainda tens umas quantas aí guardadas no fundo da gaveta.

Ainda são poucas informações, é certo mas começo a ter alguma esperança em ver um novo Nokia 3310 a ser apresentado. Com um ecrã maior, provavelmente com 4 polegadas, o seu preço deverá situar-se abaixo dos 100€.

Outros assuntos relevantes:

BQ Aquaris U já está disponível através da NOS

Processadores AMD Ryzen anunciados oficialmente e já em pré-venda!

Terceira grande atualização para o Windows 10 chega no final do ano

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.