Processadores AMD Ryzen anunciados oficialmente e já em pré-venda!

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Eles chegaram! Os tão aguardados processadores AMD Ryzen foram hoje anunciados oficialmente. Após quatro anos de desenvolvimento, a tão aguardada linha de processadores foi hoje revelada ao mundo, estando a partir de hoje três deles já disponíveis para pré-venda.

A linha Ryzen irá dividir-se em três variantes: AMD Ryzen 7, AMD Ryzen 5 e AMD Ryzen 3. Enquanto que os Ryzen 7 serão os processadores topo de gama que farão apaixonar qualquer entusiasta, os Ryzen 3 serão a linha budget que servirá de gama de entrada.

Ver ainda: ASUS apresenta o novo PC Gaming ROG GR8 II

Os três processadores disponibilizados já hoje pertencem à linha Ryzen 7, sendo eles o topo de gama 1800X, 1700X e o mais barato, mas talvez o mais surpreendente, 1700.

Começando pelo processador topo de gama 1800X, este terá como alvo os melhores processadores do mercado, ombreando e competindo “olhos nos olhos” com o atual melhor processador da Intel, o i7 6900K. Com 8 núcleos, 16 threads, gastos na ordem dos 95W TDP e a rodar a 3.6GHz base (4.0GHz após o boost), é uma proposta promissora da AMD.

Pelos resultados, é possível verificar que este processador AMD, apesar de um preço significativamente mais baixo que o processador Intel (499$ contra os 1050$ do Intel) consegue uma performance por núcleo semelhante a este ultimo, enquanto que no resultado multi-core consegue resultados 9% superiores.

O segundo na linha dos topo de gama é o 1700X. Também ele um octa-core com 16 threads e os mesmos gastos energéticos que o 1800X, o 1700X roda a uma frequência ligeiramente mais baixa (3.4GHz base, chegando aos 3.8GHz após o boost), conseguindo também ele superar o Intel i7 6900k, sendo ainda a mais notória a sua superioridade perante o processador i7 6800K, custando, ainda assim, apenas 399$.

Talvez o mais surpreendente dos três, na minha modesta opinião, é o Ryzen 1700. A um preço tão baixo como 329$, este processador, também ele octa-core com 16 threads, é o processador de oito núcleos com menor consumo energético do mercado, ficando-se pelos 65W. Corre este a uma frequência de 3.0GHz (3.7GHz frequência máxima após boost).

Mais surpreendente é quando o comparamos com o seu concorrente direto, o Intel i7 7700K. Nos testes de performance multi-core, o 1700 consegue resultados 46% superiores, um resultado absolutamente surpreendente num processador que oferece, sem dúvida, o melhor valor pelo dinheiro nele investido.

Os novos processadores acima mencionados começarão as suas vendas no próximo dia 2 de março, estando, como dito acima, já disponíveis para pré-venda. Quanto às restantes linhas Ryzen 5 e Ryzen 3, estas deverão chegar ao longo deste ano.

Boas perspetivas deixam os novos AMD Ryzen. Se és fã da marca e um entusiasta, vais gostar de ver a apresentação oficial, que deixamos abaixo.

Outros temas relevantes:
LG G6 fotografado lado-a-lado com o antecessor LG G5
Samsung Galaxy Tab S3: nova imagem revela novos pormenores
Xiaomi Amazfit: Como trocar firmware do Smartwatch para Inglês [Tutorial]