Nokia 3310 ainda não chegou às lojas e já foi copiado na China

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Nokia 3310 (edição de 2017) está de volta, mais colorido e relativamente fiel à versão original. Para além do Snake poderás voltar a usufruir do prazer de "teclar", uma arte em vias de extinção. Este telemóvel já está disponível em regime de pré-compra em lojas como a Fnac por cerca de 65€. Contudo, não foi preciso muito para que, ainda antes de chegar às lojas físicas, o Nokia 3310 fosse copiado, na China pois claro.

A Nokia está de volta e para além deste Nokia 3310 (telemóvel) terá alguns smartphones a chegar às lojas a partir de junho. A antecipação tem sido grande e como facilmente compreenderão, este regresso está a causar ondas por todo o mundo. Posto isto, alguém achou boa ideia capitalizar com este hype em torno do regresso da mítica marca finlandesa e já existe um clone, uma réplica chinesa do Nokia 3310.

Eis o Nokia 3310, a réplica:

Para quê clonar um telemóvel básico de 50-60 euros ou dólares? Só me ocorre o oportunismo publicitário tendo em conta a alta popularidade deste modelo. Podem ver, abaixo, as fotos da cópia e, como não podia deixar de ser, aparenta ser ainda mais barato do que o original.

Aproveitando esta onda de saudosismo, segundo avança a NokiaMob (via), várias lojas e revendedoras asiáticas, principalmente na Malásia, estão já a vender os primeiros lotes do falso Nokia 3310. Note-se que estas primeiras unidades nem sequer utilizam o logótipo da Nokia. De resto devo dizer que as semelhanças são notórias, tanto em cor como em desenho.

Tal como qualquer outro dispositivo móvel, o Nokia 3310 é construído na China e será, posteriormente, comercializado em praticamente todos os mercados mundiais. Esta réplica, oriunda da China, está a espalhar-se rapidamente por vários países asiáticos, com particular incidência na Malásia.

O segundo lote de réplicas já está mais refinado e já utiliza o logótipo da marca acima do ecrã. Entretanto, as lojas revendedoras autorizadas já ameaçaram tomar medidas para travar estas unidades contrafeitas. Desde então a situação terá piorado ainda mais, com os novos lotes de réplicas a serem bastante aperfeiçoadas.

O Nokia 3310 estará disponível nas nossas lojas a partir do final de maio de 2017. Eu já fiz a pre-compra do meu, em azul, sendo a previsão de chegada para 31 de maio. Este telemóvel utiliza o sistema operativo da marca, o "Series 30 UI", não sendo, de forma alguma, um telemóvel inteligente ou smartphone.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy J5 (2017) passa pela FCC

Galaxy S8: Alguns utilizadores reclamam mais problemas no ecrã

Android Nougat chega finalmente a mais dispositivos em Maio

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.