Navegação offline chega ao Google Maps, para iOS em breve

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps é, sem dúvida, o líder da indústria de mapas. Um dos maiores problemas do serviço é não ter funcionalidades de navegação offline completas. Claro que podemos guardar alguns mapas e localidades para uso posterior, mas atualmente a opção não é muito intuitiva e nem sempre funciona como queremos.

Agora, numa sociedade onde os dispositivos móveis substituem câmaras e computadores, cada vez mais se utiliza o smartphone para GPS. E precisarmos de estar ligados à internet ou dados móveis para utilizar a localização por satélite é uma grande inconveniência.

Felizmente isso tudo (ou quase tudo) vai mudar com uma nova atualização do Google Maps, que irá chegar hoje para Android e "em breve" para iOS. Essa atualização trará busca e navegação offline ao Google Maps.

O funcionamento é simples. O utilizador pode selecionar uma área e a aplicação descarrega um mapa offline. Por definição, o mapa vai actualizar-se quinzenalmente quando o smartphone estiver ligado à corrente ou a uma rede Wi-fi.

"Temos vindo a trabalhar nesta situação durante 2 ou três anos. O Google Maps tornava-se lento e praticamente inutilizável em cenários de conexão limitada. Os utilizadores já não têm que fazer ginástica com screenshots caso percam ligação e o tempo de procura de direções e carregamento dos mapas é muito mais rápido." - Amanda Bishop, gestora de projectos na Google.

Existem algumas limitações, no entanto: negócios registados no Google Maps vão aparecer apenas com os nomes e contactos. Fotos e opiniões de utilizadores só aparecerão caso estejamos ligados a uma rede. Além disso não é possível alterar para vista de satélite ou obter direções a pé ou de transportes públicos enquanto estamos offline.

Mas apesar disso tudo, esta atualização vai concentrar-se em rapidez e disponibilização da informação em poucos segundos, coisa que o Google Maps sempre teve problemas. Pessoalmente, mal posso esperar para experimentar o novo Maps. Assim que chegar a atualização, visto que começou a rolar hoje, deve cair nos nossos dispositivos nos próximos dias.

Talvez queiras ver:

;)

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.