MWC 2020 vai mesmo acontecer apesar das inúmeras desistências (atualizado)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Atualização: Um novo comunicado emitido pela GSMA confirma que a MWC deste ano foi cancelada. Mais desenvolvimentos aqui.

Rumores apontavam para uma reunião extraordinária da GSMA (entidade organizadora da MWC) esta sexta-feira, de modo a avaliar a viabilidade da feira. No entanto, vários órgãos de imprensa espanhola afirmam que a reunião foi antecipada para hoje e já há um veredicto.

Segundo a Niusdiario e EFE, a GSMA decidiu prosseguir com a realização da Mobile World Congress. Assim sendo, a maior feira de tecnologia móvel do mundo irá mesmo acontecer entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2020.

Em declarações à agência Reuters, a GSMA afirma: "O novo coronavírus é uma situação em rápida mudança, que a GSMA está a monitorizar de perto. Isso inclui reuniões regulares com especialistas de saúde globais e espanhóis - e também com os nossos parceiros - para garantir o bem-estar dos participantes.

Já implementamos medidas adicionais de saúde antes do MWC 2020 e continuaremos a procurar aconselhamento médico especializado com frequência."

A organização da Mobile World Congress mantém-se confiante na viabilidade deste evento, apesar de todas as adversidades que o rodeiam. Para teres uma noção, são já mais de 30 as empresas que cancelaram a sua participação na feira de Barcelona.

GSMA só cancelará a MWC caso consiga alguma ajuda financeira

Sem que nada tenha sido adiantado oficialmente, é referido que o evento só será cancelado caso o governo espanhol declare o estado de emergência de saúde. Caso tal venha a acontecer, isso permitirá à GSMA buscar uma compensação monetária.

Caso este regime especial não seja declarado pelas entidades espanholas, a organização acarretará um elevado prejuízo financeiro. Pelos vistos, a GSMA está a colocar a sua saúde financeira acima da saúde de todos os que possam comparecer na MWC.

Tal como este consórcio adiantou à Reuters, esta não é uma decisão definitiva. A evolução do Coronavirus será monitorizada constantemente, portanto, a sua decisão final poderá mudar até à data do arranque da feira.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mais uma desistência de peso! Nokia confirma que não irá participar na MWC
  • Huawei não se assusta com o coronavírus e tem surpresas para ti na MWC
  • MWC está em risco devido ao Coronavírus! Intel junta-se à lista de cancelamentos
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.