Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Muitos portugueses estacionam assim e não sabem que dá multa até 150€

Estacionar no sentido contrário ao de circulação é punível pelo Código da Estrada, com multa até 150 euros. E há uma razão para isso.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
Estacionamento
(via Gemini AI)

Por vezes, procurar um lugar de estacionamento é um verdadeiro teste à paciência. No meio do desespero e da pressa, é muito comum ver um lugar livre do outro lado da estrada, dar uma “guinada” e deixar o carro estacionado em sentido contrário ao da marcha.

Parece algo banal, mas a verdade é que, de acordo com o Código da Estrada, é uma prática ilegal e a tua carteira pode ressentir-se disso (via ACP).

Mesmo que não estejas a tapar uma garagem ou em cima de uma passadeira, a coima para esta infração específica varia entre os 30€ e os 150€.

O que diz a lei sobre estacionar ao contrário?

A paragem e o estacionamento de veículos estão regulados pelo Artigo 48.º do Código da Estrada. A lei divide os cenários entre dentro e fora das localidades, mas a regra de ouro é exatamente a mesma para ambos:

  • Fora das localidades: Deves estacionar fora da faixa de rodagem. Se for impossível (e apenas para paragens rápidas), deve ser feito o mais próximo do limite direito e sempre no sentido da marcha.

  • Dentro das localidades: O estacionamento deve ser feito nos locais destinados a esse efeito ou na faixa de rodagem, encostado ao limite direito, paralelamente ao passeio e obrigatoriamente no sentido da marcha.

Se fores apanhado pela polícia com o carro estacionado "de frente" para o trânsito do teu lado da via, estás a cometer uma contraordenação que, no máximo, pode ir até aos 150 euros.

Se “não incomoda ninguém”, porque é proibido?

Poderás pensar que é um estacionamento que não incomoda nenhum condutor, se for feito em segurança. A questão é que, como explica o ACP, esta proibição não serve apenas para complicar a vida aos condutores; existe um motivo de segurança associado: os refletores traseiros.

Todos os automóveis são obrigados a ter refletores vermelhos na parte de trás. À noite, quando a via está escura, os faróis dos outros carros batem nesses refletores e denunciam imediatamente a presença de um veículo estacionado, mesmo que este esteja com as luzes totalmente apagadas.

Se estacionares o carro em sentido contrário, a traseira fica escondida. Quem circula na via vai deparar-se com a frente do teu carro, que não tem refletores. O código determina que, nessa condição, o risco de colisão por falta de visibilidade aumenta drasticamente.

Além disso, se deixares as luzes de presença ligadas do lado errado, podes confundir os outros condutores, dando a ilusão de que estás a circular em contramão.

Por isso, seja por pressa em estacionar ou apenas por conveniência, lembra-te que mais vale perder mais uns minutos à procura de vaga do que ter de esvaziar a carteira com uma multa que pode ser perfeitamente evitável.

Para que conduzas sempre em segurança...

Miracase suporte móvel para carro

Oferta por tempo limitado
Miracase suporte móvel para carroRotação de 360° ventosa móvel
12,84 €Amazon
14,99 €-14%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.