Nokia 220

Não é nenhum segredo que a Microsoft não vê com bons olhos o seu segmento Mobile e face ao constante declínio deste sector, tanto em vendas como em popularidade, a gigante tecnológica parece estar a afastar-se cada vez mais deste mercado.

Com efeito e de acordo com um rumor proveniente da China, depois de terem vendido cerca de 15 milhões de telemóveis (não smartphones) durante o primeiro trimestre fiscal deste ano, a Microsoft irá fechar todo o departamento dedicado ao desenvolvimento e produção destes equipamentos básicos. A gigante tecnológica irá, em seguida, vender os direitos que ainda possui sobre o nome Nokia à Foxconn, a proeminente construtora de dispositivos móveis.

   

Relembro que a Microsoft, desde 2014, detêm a exclusividade de utilização do nome Nokia em smartphones até 2024, um direito de que poderá dispor a seu bel-prazer.

Vê também: LG V10: Review / Análise em Português

Este sentimento de descrédito perante o seu segmento Mobile foi algo que senti e presenciei durante o evento Microsoft Open Doors 2016 e como é óbvio, comecei a questionar-me se o futuro deste sector não passaria pela sua total reformulação com o lançamento de um Surface Phone. Ora, com a alienação do segmento de telemóveis, o restante departamento Mobile da Microsoft irá ficar submetido ao departamento responsável pelos Surface portanto pode haver aqui algum fundo de verdade.

Numa perspectiva económica, a Microsoft gera mais receitas ao licenciar as suas patentes para Android, disponibilizando os seus inúmeros serviços de software para o Android e para o iOS/ OS X, muito mais do que a vender os seus smartphones com Windows Phone e não é de admirar que, das duas uma, ou a Microsoft abandona o mercado Mobile ou, muito em breve, teremos os tão esperados Surface Phone’s.

Por último, fruto desta alienação do departamento de telemóveis, assistiremos a mais uma grande redução de postos de trabalho. Relembro que desde que foi adquirida pela Microsoft em 2014, esta divisão já perdeu cerca de 18 000 trabalhadores e caso o rumor seja verídico, este número vai aumentar.

Talvez queiras ver:


Viavtechgraphy
Fontemspoweruser
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).