Microsoft continua focada no mercado de gama baixa e flagship Lumia apenas no verão

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 2 min.

Ultimamente a Microsoft tem investido imenso em versatilidade no sentido em que várias aplicações próprias do Windows funcionam agora em dispositivos Android e iOS, como por exemplo o Microsft Office do qual é possível fazer o download e começar a editar powerpoint, excel e word sem ter que usar alguma aplicação alternativa que desformataria o documento, e no sentido em que se estão a esforçar para preencher lacunas de "smartphones em falta" em mercados emergentes.

A Índia é um exemplo desses mercados emergentes, onde a procura de smartphones de gama baixa, com preços abaixo dos 190$, corresponde a cerca de 78% de toda a procura do mercado. Esta situação consequentemente cria grandes oportunidades para os fabricantes que, dedicando-se grandemente ao fabrico de smartphones gama baixa, podem corresponder à procura destes dispositivos e fazer bons lucros e a Microsoft realmente aproveitou a oportunidade lançando dispositivos como o Lumia 520 e o Lumia 535 que custam ambos cerca de 130$ e tem especificações respeitáveis para o preço como um ecrã qHD e câmaras frontal e traseira de 5MP.

O Diretor de Gestão de Dispositivos Móveis da Microsoft na Índia, Ajey Mehta confessou que a empresa americana está ainda focada no mercado de baixa gama e que o Lumia 535 ultrapassou finalmente o, muito bem sucedido e o considerado mais popular smartphone Windows de sempre, o Lumia 520. O Lumia 535 comparando com o 520 tem um melhor ecrã, ainda qHD, mas que pode ter sido determinante para o sucesso do smartphone. Todavia tanta concentração no mercado de baixa gama resultou no esquecimento do mercado de média e alta gama criando outras lacunas noutros locais, que se estão a fazer sentir pois há falta de smartphones Windows com especificações consideráveis.

Ajey Mehta acrescentou também que a Microsoft entende a importância do lançamento de novos smartphones Lumia de média e alta gama e que estes novos Lumia só começaram a chegar, equipados já com o Windows 10, apenas quando este for oficialmente lançado algures durante o Verão, de acordo com novos rumores. Esta questão vai deixar alguns fãs do Windows Phone pendurados mas estes podem acabar por ficar ainda mais satisfeitos pois, visto que houve mais tempo para o desenvolvimento de novos Lumia e que a Microsoft, com todos os lucros obtidos nos mercados emergentes, está mais "motivada" para o efeito, melhores Lumia serão desenvolvidos e a correrem o, esperado ser "revolucionário", Windows 10 será a cereja no topo do bolo. Esperemos apenas que o Windows 10 seja realmente lançado o mais brevemente possível.

Talvez queiras ver:

  • Microsoft diz que Windows pode vir a ser Open Source
  • Samsung deixa cair informação do seu futuro smartwatch circular, o Samsung Gear A
  • LG lança novo vídeo onde mostra nova interface LG G4 UX 4.0
  • Todas as especificações e novidades do Xiaomi Mi 4i
  • Próximo Sony Xperia terá um novo design com câmara e software melhorado

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.