Mercedes-Benz sobe de nível com controlo por voz com o ChatGPT

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Mercedes-Benz está a dar um passo em frente ao expandir adicionalmente a utilização de inteligência artificial e a integrá-la no controlo por voz dos seus automóveis. O controlo por voz através do Assistente de Voz Hey Mercedes do MBUX irá tornar-se ainda mais intuitivo com a integração do ChatGPT.

Para começar, iniciou-se um programa beta opcional nos Estados Unidos para mais de 900 mil veículos equipados com o sistema de informação e de entretenimento MBUX. Os clientes podem participar através da app Mercedes me ou diretamente a partir do veículo utilizando o comando de voz “Hey Mercedes, quero aderir ao programa beta”.

mercedes

“A Mercedes-Benz integra o ChatGPT através do serviço Azure OpenAI, alavancando os recursos de nível empresarial da nuvem da Microsoft e da plataforma de inteligência artificia”, pode ler-se em comunicado.

ChatGPT vai complementar controlo por voz do assistente Hey Mercedes

O ChatGPT vai complementar o atual controlo por voz intuitivo através do assistente Hey Mercedes. A parte interessante é que o ChatGPT utiliza um vasto modelo de linguagem para melhorar significativamente a compreensão de linguagem natural e expandir os assuntos sobre os quais pode responder.

mercedes

O objetivo da Mercedes-Benz passa por combinar o melhor de ambos os mundos, reforçando os dados validados do Assistente de Voz do MBUX com o formato de diálogo mais natural do ChatGPT. Assim terão um assistente de voz que não só aceita comandos de voz naturais como também consegue conversar.

Os resultados do programa beta serão utilizados para a melhoria do assistente de voz intuitivo e para definir a estratégia de implementação de grandes modelos de linguagem em mais mercados e idiomas. Este programa beta concentrado nos Estados Unidos está previsto durar três meses.

A construtora alemã esclarece que “A proteção de dados é uma prioridade máxima para a Mercedes-Benz. Os clientes sabem sempre qual a informação que é recolhida e qual o propósito da recolha, e têm liberdade para tomar as suas próprias decisões. A Mercedes-Benz protege os dados de todos os clientes contra a manipulação e a utilização não autorizada”.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.