A ANACOM partilhou o seu mais recente relatório de reclamações. Segundo este, as reclamações sobre telecomunicações desceram no primeiro trimestre de 2024, mas as relativas aos serviços postais subiram.
No setor das telecomunicações, a NOS foi a operadora a receber mais reclamações: 38%. No total, a operadora foi objeto de 5,9 mil reclamações, com 2 reclamações a cada mil clientes. Por outro lado, a MEO foi a operadora com menos reclamações.
NOS é a operadora com mais reclamações. MEO é a que regista menos
A operadora detida pela Altice Portugal regista 0,8 reclamações por mil clientes. Durante este primeiro trimestre do ano teve apenas 4,1 mil reclamações, que se configuram em 26% do total do segmento e menos 33% face ao período homólogo.
A Vodafone aparece com 5,3 mil reclamações, que são 34% do setor e menos de 27% face ao mesmo período de 2023. Segundo os números da ANACOM, esta operadora tem 1,4 reclamações por cada mil clientes.
Contra os prestadores de serviços de telecomunicações, terão sido registadas cerca de 25,2 mil reclamações escritas no primeiro trimestre de 2024. Em concreto, são menos 3 mil reclamações, ou 11%, face ao período homólogo de 2023.
A grande razão a apontar para esta descida nas reclamações, está na diminuição de 22% das reclamações sobre telecomunicações eletrónicas. O número terá descido para 15,8 mil reclamações.
De destacar que os assuntos mais reclamados são a demora ou reparação deficiente de falhas nos serviços e a falha no serviço de acesso à Internet fixa. Estes são responsáveis por 2 mil reclamações. O motivo que mais diminuiu em todos os prestadores de serviços mais reclamados foi o aumento do preço do serviço.