Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

MEO ganha à DIGI, NOS e Vodafone e é a primeira em Portugal com esta possibilidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O MEO acaba de anunciar uma novidade que promete facilitar bastante a vida a quem usa Android e quer passar para eSIM. A operadora ganhou a corrida às concorrentes e tornou-se a primeira em Portugal a ser certificada pela Google para permitir a transferência direta de um cartão SIM físico para um eSIM digital em dispositivos Android compatíveis.

A grande vantagem? Podes fazer tudo isto de forma autónoma, diretamente no teu smartphone. Isto sem precisares de ler um QR Code ou de contactar o Apoio ao Cliente. Esta funcionalidade está disponível para equipamentos Android que corram a versão 15 ou superior do sistema operativo.

Como funciona

Com esta nova capacidade, se fores cliente MEO e tiveres um smartphone ou tablet Android compatível, podes transferir o teu número para o formato digital (eSIM) de forma descrita como imediata, simples e segura. Isto é especialmente útil quando trocas para um novo equipamento que suporte eSIM.

Carlos Bouça, Diretor de Engenharia e Operações do MEO, comentou a novidade: “Estamos extremamente orgulhosos por sermos o primeiro operador em Portugal a disponibilizar esta funcionalidade inovadora, que reforça o nosso compromisso em oferecer a melhor experiência de utilização e em liderar a transformação digital no país, com aquilo a que chamamos inovação útil, pois aporta valor para os clientes”.

Acrescentou ainda que "A conversão de SIM físico para eSIM nos dispositivos Android, sem necessidade de leitura QR Code, representa um passo crucial na simplificação da experiência dos nossos clientes.”

MEO já tinha lançado "Quick Transfer para dispositivos Apple em 2024

Este passo não surge do nada. O MEO já tinha vindo a trabalhar na simplificação do processo eSIM. Em junho de 2023, introduziu a possibilidade de converter o SIM físico para eSIM através da área de cliente myMEO, mas ainda necessitava de um QR Code. Mais tarde, em setembro de 2024, foi pioneira ao lançar a funcionalidade "Quick Transfer" para os dispositivos Apple, que permite uma transferência direta semelhante.

Agora, essa mesma conveniência chega ao ecossistema Android. A MEO menciona especificamente a compatibilidade inicial com equipamentos da Samsung e da própria Google, desde que tenham o Android 15 ou uma versão mais recente.

Confere as opções de ofertas de primavera da Amazon Espanha. É só aceder ao nosso artigo, onde damos sugestões de smartphones, tablets, auriculares e muito mais.

🔥Acompanha os Descontos no site, no WhatsApp e Telegram! Todos os dias a equipa 4gnews procura as melhores promoções, fica atento:

🔔 Ativa as notificações nos canais para não perderes nenhuma grande oportunidade!

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.