Em causa está a cobertura do serviço de banda larga móvel com velocidades até 100 Mbps em Portugal. Segundo avança a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), as principais operadoras nacionais, MEO e Vodafone Portugal, já garantiram a cobertura de 90% da população nacional com este serviço.
A imposição, feita pela ANACOM, versa sobre a renovação dos direitos de utilização das frequências de telecomunicações entre os 900 MHz e os 1 800 MHz. Lote que, para continuar a pertencer às supracitadas operadoras de Portugal, vem acompanhado da obrigação de cobertura à maioria da população, mesmo em áreas escassamente povoadas.
MEO e Vodafone Portugal já chegaram a entendimento sobre reforço da cobertura 4G LTE
A ANACOM impôs obrigações adicionais às maiores operadoras nacionais em cerca de 100 freguesias pouco povoadas, ajuntamentos populacionais que não estão ao abrigo das imposições de cobertura 5G.
Quer isto dizer que, apesar de a chegada da quinta geração de rede móvel (5G) não ser obrigatória nestes núcleos habitacionais, há sim a obrigação de cobertura com rede 4G LTE.
Mais concretamente, nestas freguesias tanto a MEO como a Vodafone Portugal terão que garantir o serviço de banda larga móvel com velocidades até 100 Mbps a 90% da população.
Entretanto, após a comunicação das imposições pelo regulador nacional, a MEO, empresa da Altice Portugal, e a Vodafone Portugal, já terão chegado a um entendimento. Desse modo, está feita a partilha das freguesias a cobrir por cada um dos operadores.
ANACOM quer assegurar cobertura de rede móvel a todas as freguesias de Portugal
Estando já distribuíram as freguesias onde são obrigadas a garantir banda larga móvel a 100 Mbps a 90% da população, assistimos agora ao decorrer dos trabalhos. Gradualmente, tanto a MEO como a Vodafone Portugal têm estendido a respetiva cobertura a estes centros habitacionais de baixa densidade.
Em simultâneo, e somando-se também a NOS, continua a expansão da infraestrutura de redes 5G no nosso país. Esta é uma das maiores empreitadas a que todas as três grandes operadoras se propuseram desde o último ano e que tem vindo já a dar frutos.
Por fim, a lista completa de freguesias com baixa densidade populacional a serem cobertas pela MEO e Vodafone pode ser consultada no website oficial da ANACOM.
Editores 4gnews recomendam: