Mensagens da Google: app responsável por aquecimento e consumo exagerado de bateria

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Mensagens da Google é uma das mais populares apps de mensagens disponíveis na Play Store para dispositivos móveis Android. Porém, esta aplicação, bem como a app de Câmara Google são agora apontados como culpadas de vários problemas.

Segundo as informações ambas as aplicações da Google continuarão em execução após o utilizador as fechar, aparentemente, no respetivo smartphone Android. Tudo não passará de um erro ou bug, mas estará a resultar num consumo excessivo de bateria.

Aquecimento e consumo de bateria excessivo atribuído a apps Google

App Google Mensagens

Sucintamente, as aplicações Mensagens e Câmara da Google permanecem em execução, ou abertas, mesmo após o utilizador as deixar de usar. Como tal, desencadeia-se um consumo anómalo de energia que resulta também no aquecimento do telefone.

A problemática estará a afetar os utilizadores com a mais recente versão da aplicação Mensagens e Câmara. No entanto, este comportamento erróneo só é provocado após abrir a aplicação de Mensagens da Google, com app de Câmara a comportar-se de igual maneira.

Mensagens Google

As informações foram avançadas primeiramente pela publicação 9to5Google com base nos detalhes avançados na plataforma Reddit onde vários utilizadores de smartphones Android reportaram o mesmo problema nos seus dispositivos móveis.

A problemática parece residir na comunicação entre a aplicação Mensagens e Câmara da Google. Na prática, os utilizadores que abram a app de mensagens e carreguem no ícone da câmara fotográfica para captar uma imagem e enviar através de mensagens, estavam a ativar logo a app de câmara fotográfica. Em simultâneo, a app de Mensagens permanecia em execução.

Podem fechar manualmente cada app no smartphone Android

A Google estará a par da problemática, mas sem que uma solução tenha ainda sido disponibilizada pela mesma, podem sempre fechar manualmente as app. Para tal, temos que aceder às Definições - Aplicações e encerrar cada app, tal como ilustrado acima.

Portanto, se utilizam ambas as aplicações da tecnológica norte-americana e sentem o smartphone demasiado quente, ou a durar pouco entre cargas, o problema poderá residir nestas apps.

Alternativamente podem também ir às Definições - Aplicações - Mensagens da Google e remover a permissão de acesso à câmara fotográfica. Isto impedirá a app de mensagens de abrir a aplicação de câmara.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.