As 7 melhores apps de fitness para treinar em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Em casa é possível manter um estilo de vida relativamente ativo e quebrar o sedentarismo com sessões de exercícios físicos sem recorrer ao treino de ginásio. Agarra no telemóvel e instala as melhores apps de fitness para Android e iOS.

São ótimas soluções para poderes treinar em casa com a ajuda do teu telemóvel e evitar idas ao ginásio. A escolha teve como critérios as funções de cada app, principais destaques e avaliações dos utilizadores na Play Store e App Store.

1. MyFitnessPal

Myfitness

Android: Grátis na Play Store
iOS: Grátis na App Store

A aplicação MyFitnessPall ajuda-nos a atingir a figura desejada e a perder peso de forma regrada, além de incentivar o utlizador a manter um estilo de vida ativo. Está disponível para ambas as plataformas Android e iOS, sendo de fácil utilização.

A app de saúde e fitness recolhe dados sobre as calorias e valores nutricionais de cada alimento. Tem dicas para preparar refeições saudáveis para ajudar a atingir os objetivos, seja para perder peso, melhorar a forma e o estilo de vida.

Também recomendamos a Map My Run para iOS para acompanhar os percursos das corridas e treinos. Para utilizadores Android apontamos a Contador de Calorias como bom complemento à app MapMyFitness Personal Trainer.

2. Freeletics Training Coach

Android: Grátis na Play Store
iOS: Grátis na App Store

Total liberdade de horários para os treinos com um personal trainner digital e uma aplicação bem estruturada. Permite definir vários objetivos como a perda de peso, ganho de massa muscular, melhoria do estilo de vida e acompanhamento fitness.

É uma das melhores apps de ginásio grátis que podes ter no teu Android, ou iOS, com várias apps complementares para treinos e desportos mais específicos. As avaliações são excelentes e na versão premium tens um acompanhamento mais personalizado.

Destacamos o controlo dos exercícios e treinos a partir do Apple Watch, além da integração das métricas com o HeathlKit para que possas acompanhar tudo na aplicação da Apple.

3. Strava

Android: Grátis na Play Store
iOS: Grátis na App Store

Se gostas de correr, pedalar ou simplesmente caminhar ao ar livre, esta é a melhor app de fitness gratuita. Seja para registar o percurso, com várias métricas, ou atingir um estilo de vida mais ativo com plano de treino, esta é a nossa recomendação.

O Strava também funciona com o Apple Watch e utiliza a localização GPS para maior precisão. As avalições do público colocam-na entre as melhores aplicações fitness grátis, com design cuidado e interface intuitiva em ambas as plataformas.

É uma das apps de fitness mais abrangentes e com melhor suporte para vários dispositivos. Especialmente indicada para praticantes de exercício ao ar livre e adeptos de corrida, ou caminhada.

4. Spartan Home Workouts

Android: Grátis na Play Store
iOS: Grátis na App Store

A melhor app de fitness para exercícios intensos, com sessões dedicadas ao MMA, tens um acompanhamento interativo incrível. A app é gratuita, simples de usar promete pôr-te em forma rapidamente com treinos mais intensos, mas personalizáveis.

Com recomendações de aquecimentos e arrefecimentos para evitar lesões musculares, esta app leva a tua forma física muito a sério, estando repleta de ferramentas. Seja o registo de treinos e histórico de atividades, ao contador de calorias e incentivos.

Para utilizadores de iPhone é possível espelhar as indicações na Apple TV, ou controlar os treinos a partir do Apple Watch. Destacamos ainda a possibilidade de selecionar o grupo de músculos a treinar e vários filtros de controlo.

5. MapMyFitness Personal Trainer

map my

Android: Grátis na Play Store
iOS: Grátis na App Store

Provavelmente a app gratuita mais completa para treinos em casa, a MapMyFitness inclui até sessões de treino e atividade para pessoas com restrição de movimentos, ou deficiências motoras. A app é a melhor forma de planear os teus treinos.

Serve também como incentivo à prática desportiva, com rotinas personalizadas e várias formas de registar e acompanhar a evolução com o passar do tempo. Recomendamos esta app em conjunto com a MyFitnessPal da Under Armour, Inc.

Destacamos a compatibilidade com dispositivos Android Wear (relógios inteligentes), além do Apple Watch. Podes sincronizar dados a partir das pulseiras e relógios Garmin, Fitbit e outros dispositivos.

6. Exercícios em Casa - Sem Equipamentos

Android: Grátis na Play Store
iOS: Grátis na App Store

Uma das melhores aplicações de ginásio em casa para quem procura treinos específicos. Temos diferentes sessões planeadas para os vários grupos musculares, com esta app grátis a tornar simples a escolha e com ótimas orientações ao longo dos treinos.

Sem sair de casa podemos treinar regradamente ao seguir as indicações visuais e sonoras, com sequências e intensidades que se adaptam ao utilizador. A aplicação diz seguir um método científico para que alcances os objetivos, em segurança.

Destacamos as sequências de aquecimento e arrefecimento, além do registo automático do processo. Temos guias detalhados em vídeo, lembretes personalizáveis, indicada para utilizadores iniciantes, ou mais avançados.

7 - Treino para Mulheres - Fitness Feminino

Treino

Android: Grátis na Play Store
iOS: Grátis na App Store

A melhore app de fitness para mulheres tem treinos específicos com sessões de 7 minutos a serem o maior destaque. Há treinos rápidos e eficazes na queima de gordura para atingir o corpo de verão em menos tempo, além de guias detalhados.

Através do telemóvel esta app ajuda-te a definir a cintura, melhorar a saúde física e mental sem necessidade de equipamentos, ou ir ao ginásio. É totalmente grátis, sem recursos bloqueados e pode ser usada por iniciantes que querem começar a treinar.

As orientações em vídeo são o destaque desta app de fitness, tal como o personal trainer incorporado. Temos várias rotinas de aquecimento e arrefecimento, além de sessões completas, com grupos de músculos e objetivos distintos.

3 dicas para criar um "ginásio" em casa

1. Utiliza o espaço ao teu dispor. Pode ser um estúdio, um quarto pouco utilizado, ou mesmo uma varanda. Em espaços limitados opta por exercícios físicos convencionais como agachamentos, flexões, abdominais e combinações de ambos.

2. Seleciona o equipamento mínimo. Um tapete de yoga, ou similar, alguns pesos que permitam várias aplicações e tipos de exercício e bandas elásticas para treinar a resistência. Evita grandes investimentos em elípticas, ou passadeiras.

3. Cria uma rotina sólida. As apps de fitness são um bom incentivo, mas sem força de vontade e rotina regrada não atingirás os objetivos. Lembra-te de criar um horário, ou dedicar alguns minutos do dia (ao início ou fim) para o exercício.

Aproveita para descobrir os melhores jogos offline para Android e completa o telemóvel. Se queres um novo smartwatch podes descobrir os melhores com estilo feminino, além da lista dos melhores relógios inteligentes no mercado.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.