As melhores alternativas ao Clubhouse para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Clubhouse é a rede social mais popular da atualidade, ganhando terreno face ao Instagram e TikTok, mas continua a ser uma app exclusiva para iOS (iPhone). Posto isto, damos a conhecer as melhores alternativas à Clubhouse para quem tem Android.

Esta rede social permite falar em direto com várias pessoas em diferentes salas consoante o tema em discussão. O conceito foi criado em 2020 durante o confinamento geral e visa aproximar as pessoas, podendo ser equiparada a um podcast coletivo em direto.

A aplicação conjuga o melhor do streaming com os podcasts, criando uma solução híbrida que tem sido comparada ao Twitch, mas só para a componente de áudio.

1. Spaces no Twitter

Spaces

Introduzidos em dezembro de 2020, inicialmente apenas para iOS, mas também já disponíveis para Android, os Espaços ou Spaces do Twitter são a melhor alternativa ao Clubhouse. Aliás, a plataforma não esconde a sua inspiração para este clone.

As funções do Espaços são virtualmente as mesmas da Clubhouse. Podemos criar um espaço nosso onde deixamos outras pessoas (utilizadores entrar) e para quem falamos, sendo apenas permitida a vertente de áudio, com várias opções de interação.

Assim que a sessão termina, o Espaço deixa de estar disponível para outros utilizadores, mantendo assim o espírito fugaz da Clubhouse e não são precisos convites. Qualquer utilizador de Twitter pode utilizar o Spaces no seu smartphone.

2. Chat de Voz no Telegram

Telegram Voice Chat

A Telegram é uma das melhores plataformas de comunicação instantânea através da Internet. Ainda que não seja propriamente uma rede social como o é a Clubhouse, entre os seus recursos temos algo muito similar, os chats de voz através da app Telegram.

Temos apenas que criar um grupo com tema definido, escolher ou chamar novos participantes e, em vez de comunicar através de mensagens de texto, usamos a nossa voz. Qualquer utilizador pode criar o seu espaço na Telegram e desfrutar das conferências.

3. Chat de áudio no WhatsApp

WhatsApp

O WhatsApp também permite realizar chamadas por voz ou conferências com vários utilizadores. Não é necessário convite como na Clubhouse e a maioria dos utilizadores em Android (e iOS) já terão esta aplicação de mensagens instalada no telefone.

É um serviço grátis de comunicação online onde também podemos criar grupos temáticos e enviar clips de voz em vez de texto. Desse modo podemos replicar a experiência de utilização da Clubhouse em smartphones Android.

Tudo o que temos que fazer é entrar ou criar um grupo e premir o botão de microfone para gravar uma mensagem e enviar.

Extra: Discord

O Discord é uma plataforma de comunicação descontraída por excelência. É especialmente popular entre o público gamer, utilizado para comunicar por chamadas de vídeo e texto, mas sobretudo para manter canais de voz para comunicação direta.

Para adeptos dos videojogos, para grupos de leitura, notícias ou para simples diversão, esta é uma alternativa válida, grátis e disponível para ambas as plataformas. Tem aplicação para Android, iOS e para computadores Mac e Windows.

Tem as suas diferenças face ao Clubhouse, não sendo uma rede social, mas também podemos tirar partido das suas funções para organizar grupos de debate.

Existem outras alternativas como as aplicações Stereo e Spoon para Android, mas ainda não estão disponíveis em Portugal.

O Clubhouse chegará eventualmente ao Android

Com ou sem a mecânica dos convites para aderir à plataforma, a empresa já mostrou o seu interesse no sistema Android. Aliás, em declarações aos investidores e aos meios de comunicação confirmou o intuito de trazer a sua aplicação para Android.

De momento não existe data prevista para a estreia da aplicação Clubhouse na Google Play Store.

Antes de ires, vê como receber convite e como funciona esta rede social. Além disso, descobre os melhores bots para Discord, para gestão do servidor, música, memes e conteúdos divertidos, entre outras funções.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.