Clubhouse: como receber convite e como funciona a nova rede social

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Num mercado de redes sociais monopolizado por gigantes como o Facebook e o Twitter, são raras as redes sociais a conseguir entrar nesse espaço. O último grande exemplo de sucesso é o TikTok. Agora há um novo integrante a tentar entrar na “pista de dança”.

Chama-se Clubhouse, e é a nova app onde a conversa é rainha. Aqui assistimos a um híbrido entre aquilo que são podcasts, combinados com verdadeiras conferências em direto para quem se quiser juntar para ouvir e… participar.

Como funciona o Clubhouse e como receber convite para a rede social

Primeiramente, e mais importante, é que de momento a rede social só está disponível na App Store. Isto significa que só a podes usar se tiveres um iPhone (também funciona no iPad, mas não está adaptada às dimensões do ecrã), ainda que a versão para Android já esteja a ser desenvolvida.

Outro pormenor primordial é que precisas de convite para entrar. E para isso é necessário que um dos teus contactos já esteja registado na rede social e tenha um convite disponível para te enviar. Até lá, podes instalar a app, definir o teu nickname e ficar na "lista de esperar". Assim que consigas entrar, também vais receber imediatamente dois convites para convidar mais amigos a entrar.

No Clubehouse não há fotografias (só as de perfil), nem vídeos ou mensagens entre os utilizadores. A ideia é entrares numa sala onde estará um anfitrião, moderadores e pessoas a assistir ao mais variado tipo de conversas, desde a tecnologia, política ou assuntos do dia-a-dia. A qualquer momento podes clicar em “levantar a mão” e juntar-te à discussão se te for permitido.

Embora tenha sido lançada em março de 2020, só no início de 2021 começou a atingir grandes números. Se em janeiro contava com 600 mil utilizadores, hoje são mais de 6 milhões. Um tweet de Elon Musk sobre a rede social também ajudou a impulsionar o seu sucesso, e já se fala um clone do Facebook.

À data de escrita deste artigo é a app gratuita mais descarregada na App Store em Portugal. Por enquanto não existem anúncios no Clubhouse.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook quer criar o seu clone da rede social Clubhouse
  • Instagram: influencers proibidos de usar filtros de beleza no Reino Unido
  • Crise? Amazon, Google, Apple e Facebook não foram afetadas (muito pelo contrário)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.