Clubhouse: como receber convite e como funciona a nova rede social

Bruno Coelho
Comentar

Num mercado de redes sociais monopolizado por gigantes como o Facebook e o Twitter, são raras as redes sociais a conseguir entrar nesse espaço. O último grande exemplo de sucesso é o TikTok. Agora há um novo integrante a tentar entrar na “pista de dança”.

Chama-se Clubhouse, e é a nova app onde a conversa é rainha. Aqui assistimos a um híbrido entre aquilo que são podcasts, combinados com verdadeiras conferências em direto para quem se quiser juntar para ouvir e… participar.

Como funciona o Clubhouse e como receber convite para a rede social

Primeiramente, e mais importante, é que de momento a rede social só está disponível na App Store. Isto significa que só a podes usar se tiveres um iPhone (também funciona no iPad, mas não está adaptada às dimensões do ecrã), ainda que a versão para Android já esteja a ser desenvolvida.

Outro pormenor primordial é que precisas de convite para entrar. E para isso é necessário que um dos teus contactos já esteja registado na rede social e tenha um convite disponível para te enviar. Até lá, podes instalar a app, definir o teu nickname e ficar na "lista de esperar". Assim que consigas entrar, também vais receber imediatamente dois convites para convidar mais amigos a entrar.

Assim que entras no Clubhouse, ficas com dois convites disponíveis
Assim que entras no Clubhouse, ficas com dois convites disponíveis

No Clubehouse não há fotografias (só as de perfil), nem vídeos ou mensagens entre os utilizadores. A ideia é entrares numa sala onde estará um anfitrião, moderadores e pessoas a assistir ao mais variado tipo de conversas, desde a tecnologia, política ou assuntos do dia-a-dia. A qualquer momento podes clicar em “levantar a mão” e juntar-te à discussão se te for permitido.

Interface de salas do Clubhouse
Interface de salas do Clubhouse

Embora tenha sido lançada em março de 2020, só no início de 2021 começou a atingir grandes números. Se em janeiro contava com 600 mil utilizadores, hoje são mais de 6 milhões. Um tweet de Elon Musk sobre a rede social também ajudou a impulsionar o seu sucesso, e já se fala um clone do Facebook.

À data de escrita deste artigo é a app gratuita mais descarregada na App Store em Portugal. Por enquanto não existem anúncios no Clubhouse.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.