Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Mazda 6e elétrico vem a caminho de Portugal e já podes encomendar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Mazda 6e iniciou oficialmente a sua viagem para o mercado europeu. O primeiro lote de 600 unidades do novo hatchback 100% elétrico partiu do porto de Waigaoqiao, na China, no passado dia 22 de abril. O destino inicial é o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Espera-se que cheguem no final deste mês de maio. Seguem depois para os concessionários dos vários países europeus, incluindo Portugal. O lançamento oficial na Europa está previsto para este verão, mas as pré-encomendas em Portugal já estão abertas. Os preços começam nos 40 050 euros.

mazda 6e

Este Mazda 6e é um produto com uma génese interessante. É produzido na China, na fábrica da Changan Mazda em Nanjing, que se assume como a única base de produção de veículos de nova energia da Mazda no país. A marca destaca que este modelo combina a centenária tecnologia de fabrico da Mazda com a experiência da Changan Automobile na área da eletrificação.

O desenvolvimento do 6e é fruto de uma colaboração entre as equipas de Investigação e Desenvolvimento da Changan Mazda na China, da sede da Mazda no Japão e do centro europeu de I&D da Mazda na Alemanha. O objetivo é garantir que o carro cumpre os padrões de fabrico globais da marca. A produção em massa arrancou no início de abril, e a fábrica de Nanjing está agora certificada como um centro de exportação de veículos elétricos para a Mazda, sob o lema "China Smart Manufacturing".

mazda 6e

O que esperar do novo Mazda 6e

Trata-se de um hatchback elétrico de 5 portas que, segundo a marca, representa a próxima evolução da sua filosofia de design Kodo ("Alma do Movimento"). As imagens mostram linhas fluidas e uma silhueta tipo coupé desportiva, mas com a funcionalidade de um familiar.

A Mazda promete um elevado teor tecnológico, especialmente no domínio mecânico, com um "sistema tri-elétrico", carregamento rápido, e um desempenho de condução focado na tal "integração homem-cavalo" que satisfaça as expectativas dos consumidores europeus por um elétrico premium. Importa referir que este Mazda 6e é derivado do Mazda EZ-6, um modelo já comercializado na China.

Para os interessados em Portugal, o novo Mazda 6e tem lançamento previsto para o final do verão de 2025. Como já mencionei acima, as pré-encomendas estão abertas na rede de concessionários da marca, com o preço base para o nosso país a começar nos 40 050 € (este valor não inclui despesas de legalização ou opcionais).

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.