littergramO Instagram é utilizado para partilhar tudo desde momentos especiais com pessoas próximas, a fotos de comida. Já o Littergram pretende alertar sobre o lixo.

Vê também: Samsung Pay chegará ao Brasil e Espanha ainda este ano, Portugal continua na lista de espera

O Littergram é uma aplicação britânica com o propósito de criar alerta sobre as áreas poluídas do Reino Unido, permitindo aos utilizadores fotografar e partilhar fotos de lixo, reportando a localização ao seu concelho.

   

Contudo, o fundador Danny Lucas já está em maus lençóis pois os advogados do Instagram estão a pressionar Lucas para mudar o nome da aplicação, por motivos de direitos de autor visto que ambas as aplicações partilham o mesmo sufixo “gram” e funcionam na base de fotografias.

bbc-danny-lucas-littergram

O próprio Lucas publicou um vídeo a apelar ao Mark Zuckerberg, proprietário do Instagram, que reconsidere pois alterar o Littergram iria destruir todo o trabalho árduo envolvido, indicando que o objectivo do Littergram é tornar a poluição e lixo comportamentos anti-sociais como condução inebriada Um porta-voz indicou que tentarão chegar a um consenso.

Na minha opinião isto pode ser visto como um caso de alguém que criou uma aplicação e deu-lhe um nome popular. Aplicações como Spotify, Androidify e Greenify são alguns exemplos. No entanto a questão é que além do sufixo, também partilha o mesmo método de partilha de fotografias, embora com fins diferentes.

Talvez queiras ver: