Liberta armazenamento no teu smartphone Android de forma prática e simples

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Atualmente, a versão base da maior parte dos smartphones de média e alta gama tem 128 GB de armazenamento que, demasiado rapidamente, são ocupados.

Mas com limpezas simples, mas muito eficientes, podes libertar uma boa parte da capacidade de armazenamento do teu smartphone. Deixamos-te aqui algumas dicas simples e fáceis de executar que vão dar-te o espaço que tu precisas.

1. Verifica as aplicações instaladas no teu smartphone

Quando se trata de libertar espaço de armazenamento, o primeiro passo a dar é verificar todas as aplicações que tens instaladas para fazer uma seleção do que realmente precisas. Se tens uma app que não é utilizada há algum tempo, não hesites, desinstala-a.

Uma maneira simples de o fazer é abrires a Play Store da Google no teu smartphone Android. De seguida, toca no teu perfil; aí seleciona Gerir apps e dispositivos. Depois escolhe Gerir, na zona superior do ecrã.

Escolhe a opção Atualizadas recentemente para surgir uma janela pop-up que permite ordenar as apps por mais ou menos usadas. Selecionando esta última terás uma lista das aplicações que menos usadas por ti. A partir daqui é só marcares no quadrado para de seguida serem desinstaladas. Este método simples pode ajudar-te a libertar muito espaço.

2. Aplicação Files by Google

Agora que as aplicações estão tratadas, é o momento ideal para verificar os arquivos. Nada melhor que a aplicação Files by Google. Instala esta app e deixa que a mesma verifique o teu armazenamento.

Depois só tens de clicar nas opções para excluir lixo e arquivos que já não são necessários no teu smartphone.

3. Armazenar as fotografias em nuvem

Uma grande parte dos utilizadores ocupa muito espaço de armazenamento no seu smartphone com fotografias. E, claro, é muito difícil apagar alguns momentos que mais tarde vamos querer recordar.

Aqui a dica não passa por apagar ficheiros, mas antes guardar as fotos num serviço em nuvem. Há vários disponíveis e, até um certo limite de capacidade, são inclusivamente gratuitos. Como não podia deixar de ser, os serviços pagos de armazenamento em nuvem têm maior capacidade em tamanho e em opções de organização.

Basta escolher um serviço destes e passar a enviar as fotos para este armazenamento em nuvem. Uma vez devidamente guardadas, já podes apagar as fotos do teu smartphone para libertar mais espaço.

4. Remover ficheiros multimédia do WhatsApp

A maior parte dos utilizadores recebe dezenas de fotografias e vídeos, diariamente, pela plataforma WhatsApp. Estes ficheiros ocupam muito espaço na capacidade de armazenamento do smartphone, quando podem ser também armazenados em nuvem – operação que terás de fazer manualmente.

Mas a própria aplicação WhatsApp tem um recurso para libertar espaço de armazenamento em modelos Android. Abre a aplicação no teu smartphone. De seguida, toca nos três pontos, no canto superior do ecrã.

Depois escolhe Definições e aqui seleciona Armazenamento e Dados. Seleciona Gerir Armazenamento e ordena os ficheiros por data de receção (mais recente ou mais antigo). Agora terás de investir algum tempo a selecionar os ficheiros que queres manter e aqueles que podem ser apagados.

Estes são quatro passos simples que deve fazer com alguma regularidade a fim de manter o máximo de espaço de armazenamento disponível no teu smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt