Usar o carregamento rápido à noite pode estragar a bateria do teu smartphone?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo acelerado em que vivemos exige que a bateria do nosso smartphone carregue rapidamente para que este nunca nos falte.

Por essa razão, o suporte para carregamento rápido é, atualmente, um dos atributos mais importantes a ter em conta. Mas será que devemos recorrer a esta funcionalidade durante uma noite inteira para carregar o smartphone? Continua a ler para teres a resposta.

O carregamento rápido deve ser utilizado num carregamento de longa duração?

imagem de um carregador de smartphone
O carregamento rápido é muito útil nos smartphones, mas deve ser usado com algumas regras Crédito@OnurBinay/Unsplash

Nos dias de hoje e com as exigências do mundo atual, temos de ter a bateria do nosso smartphone sempre carregada. Para isso, nada melhor que um suporte de carregamento rápido célere o suficiente para que a energia vá dos 0 aos 100%, no mínimo de tempo possível.

Atualmente, algumas marcas disponibilizam já terminais móveis que carregam em meia hora ou até mesmo 15 minutos. O suporte para carregamento rápido é, neste momento, uma das funcionalidades mais desejadas pelos utilizadores.

E, por ser tão desejada, por vezes é difícil resistir-lhe e cometemos alguns erros que podem prejudicar a vida útil da bateria do smartphone.

Tudo porque o carregamento rápido pode gerar mais calor, levando a um aumento da temperatura do terminal que é altamente prejudicial para este componente.

Ora um carregamento de longa duração, como acontece quando deixamos o smartphone ligado à corrente a noite inteira, pode afetar negativamente a bateria, por gerar mais calor, durante um período mais prolongado. Sobretudo se recorrermos a carregadores rápidos, durante mais tempo do que o necessário.

Por esta razão, se carregares o teu smartphone durante a noite, deves fazê-lo com um carregador lento e certificado. Mesmo que o smartphone esteja preparado para parar a determinada altura o carregamento – funcionalidade carregamento inteligente – é sempre melhor optar por um carregador menos célere.

Claro que se a meio do dia, necessitares de aumentar a percentagem de bateria, aí o suporte para carregamento rápido é o mais eficiente e recomendado.

Tem também em conta que os especialistas recomendam que o nível de bateria seja mantido, regularmente, entre os 20% e 80%. Por isso, quando recorreres ao suporte para carregamento rápido do teu smartphone, não deixes a bateria chegar aos 100%. Por muito grande que seja a tentação, a longo prazo vais ver que tal pode afetar a vida útil do teu terminal.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt