Os 17 melhores jogos online para PC em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 11 min.

O PC continua a ser uma das melhores plataformas para jogar online, com títulos exclusivos e alguns dos melhores jogos da atualidade. Em seguida, descobre a lista dos mais incríveis jogos online para PC que merecem ser tidos em conta.

São jogos gratuitos para PC que podes jogar sozinho, ou bem acompanhado, dos mais variados géneros e editoras. Se não queres gastar dinheiro e procuras jogos fixes em 2022, multiplayer, ou singleplayer, estas são as nossas escolhas.

1. Valorant

O Valorant tornou-se rapidamente num dos melhores jogos online para PC assim que a Riot Games o disponibilizou. O jogo contrapõe duas equipas de 5 membros, com diversas categorias, especialidades e atributos únicos dos personagens.

Trata-se de um shooter tático em que cada esquadrão pode ser composto por diferentes personagens. Estes, por sua vez, dividem-se em categorias, com diferentes armas e cujas habilidades poderás combinar para maximizar as chances de vencer.

A mecânica é similar à do CS, com mapas táticos em que um equipa deve colocar "o Spike" e a outra, desativá-lo. A comunidade global de jogadores está a aumentar, sendo um perfeito para jogar com os amigos, ou fazer novas amizades.

2. Fortnite Battle Royale

O Fortnite atira 100 jogadores para um ilha deserta em que o objetivo é sobreviver e derrotar os outros players. Tens várias categorias de armas, grande possibilidade de personalização, além de recursos para construir fortes, rampas, ou abrigos.

É um dos melhores jogos gratuitos para PC, um batlle royale de excelência em que o jogador tanto pode jogar na ofensiva, ou na defensiva com recurso às construções. A estratégia e o trabalho em equipa, squad são os segredos para a vitória!

O ambiente é descontraído, mas ainda assim competitivo neste jogo grátis com música, animação e estilo cartoon bem divertido. A cada nova temporada a diversão é renovada, tal como o desafio para chegar ao top dos rankings.

3. Fall Guys

O Fall Guys é um dos jogos online para PC mais recentes da Mediatonic e um caso de sucesso imediato. Anunciado na E3 2019, em junho, o jogo está disponível desde o início de agosto de 2020, tendo conquistado o público com a sua mecânica e gráficos.

Trata-se de um battle royale com gráficos adoráveis, indicado para todas as idades. Tem uma jogabilidade caótica, no bom sentido, em que até 60 jogadores competem em diversas plataformas e tentam superar diversos obstáculos tridimensionais.

O jogador veste a pele de um personagem colorido, similar a um emoji 3D, ou a um boneco de goma. O objetivo passa por se qualificar em sucessivas rondas de eliminação, tal como nas olimpíadas, mas com muita cor e diversão!

4. League of Legends

O League of Legends (LoL) é o maior e melhor jogo MOBA da atualidade, de estilo rápido e repleto de animações, perfeito para jogar online com os amigos e onde a estratégia é crucial. Escolhe o teu campeão e evoluiu as suas habilidades.

Tens sessões de combate direto com outros jogadores, ou com personagens controlados pela IA. Há um grande espaço de escolha, crescimento e personalização neste jogo grátis para PC onde só precisas de ter acesso à Internet e algum tempo.

A comunidade do LoL é um dos maiores destaques deste jogo online em que podes comprar alguns heróis com dinheiro real, ou digital. Há, além disso, vários conteúdos novos a chegar ao título, mantendo-o altamente competitivo e cativante.

5. Counter-Strike: Global Offensive

O Counter-Strike: Global Offensive (GSGO) foi um dos primeiros jogos online a ser considerado e-sport, sendo atualmente um dos títulos mais competitivos e intensos. O jogo de tiro tem raízes numa modificação do clássico Half-Life e o resto é história.

Tem muitas personalizações do aspeto das armas, com mapas históricos e novas adições que abonam o estatuto deste que é um dos melhores jogos para PC grátis. Ótimo para jogar com amigos, ou equipas de competição em rondas de perícia e diversão.

O jogo é leve e pode ser jogado num PC fraco, desde que tenha acesso à Internet, mas descobre os melhores ratos gaming, pois podem fazer a diferença na hora de puxar o gatilho. É, sem dúvida, um dos melhores jogos online grátis do mundo.

6. Apex Legends

Em 2019 o Apex Legends abalou o mundo gaming com o batlle royale viral, mantendo-se em 2022 como um dos melhores jogos online para PC, ideal para jogar com os amigos. A mecânica é familiar, com squads de jogadores a lutar até à morte.

É a sua jogabilidade e experiência de gameplay que o distingue de outros títulos do mesmo género. O jogo é competitivo, com novos conteúdos a chegarem periodicamente, além de correções de bugs e uma comunidade crescente de jogadores online.

Há vários tipos de personagens a escolher, bem como armas únicas e acabamentos a aplicar para maior personalização. Se estás a pensar instalar jogos novos no computador, ou simplesmente jogar online e descontrair, esta é uma boa opção.

7. Call of Duty: Warzone

O Call of Duty: Warzone é um dos títulos batlle royale mais recentes, tornando-se rapidamente num dos melhores jogos online para PC gratuitos. A mecânica do jogo é única, criando partidas mais intensas, com o destaque a ser a escolha das armas.

O objetivo é sobreviver numa ilha onde enfrentarás outros jogadores, com uma comunidade crescente e um gameplay intenso. Se és fã da franquia Call of Duty, este é o melhor jogo online para testar a tua destreza e com horas de diversão garantidas.

A seleção de armas é excelente, tal como os movimentos dos personagens pelo mapa. Mais ainda, a atmosfera de jogo está bem trabalhada, ajudando a tornar este título num dos melhores jogos online para computador e dispositivos móveis.

8. Team Fortress 2

O Team Fortress 2 é um jogo leve, repleto de diversão ao estilo cartoon, com elementos de RPG, mas sendo oficialmente um FPS em que o jogador pode escolher várias classes de personagens. É um dos jogos grátis para PC que vais gostar de conhecer.

A atmosfera divertida é um dos destaques do jogo gratuito, ótimo para jogar sozinho, ou com um grupo de amigos. Podes combinar estratégias e jogar de forma organizada para aproveitar as vantagens de cada classe de personagens.

Tens vários modo de jogo à escolha, além de personagens especializados com armas próprias, desde os melhores para atacar, aos tanks para defesa. É um dos melhores jogos online grátis do mundo que podes insaltar no teu PC.

9. World of Tanks

O World of Tanks transporta-nos para meados do século XX, com especial ênfase no período da Segunda Guerra Mundial. O jogo é gratuito e pode ser jogado online, desafiando-te a comandar um vasto arsenal de tanques em vários cenários de combate.

Foi lançado em 2010 e, desde então, chegou a todas as plataformas de jogos, do PC às consolas, sendo um dos melhores jogos para PC grátis, mas com compras opcionais. Há veículos que podem ser comprados, além de componentes e outros itens.

O destaque vai para os mapas e recriações históricas com as principais batalha do último século. Além disso, o leque de veículos à escolha é incrível e vai fazer as maravilhas de qualquer entusiasta de ação, tiro, tanques e história.

10. World of Warships

A guerra alastra-se aos mares com o World of Warships, um dos melhores jogos online multiplayer que explora os conflitos navais, com algum rigor histórico e a oportunidade de recriar as principais batalhas do último século, bem como os principais navios.

Do mesmo estúdio que criou o World of Tanks e World of Warplanes, aqui o jogador é o capitão das embarcações que aterrorizaram os mares durante o último conflito bélico à escala mundial. Para jogar online e reviver a história, o jogo é uma boa escolha.

Destaca-se a vasto leque de embarcações, dos porta-aviões aos navios de batalha couraçados como o Yamato. O nível de detalhe nas recriações dos navios, geografia e animações são empolgantes e bastante realistas.

11. DOTA 2

O DOTA 2, Defense of the Ancients, nasceu como modificação do Warcraft III e tornou-se num dos MOBA's mais populares da atualidade. O jogo multiplayer é complexo, com gameplay intrincada, mas repleta de ação e atmosfera bem trabalhada.

Através de várias rondas, os jogadores e respetivos heróis, debatem-se com equipas contrárias onde exploram os atributos de cada classe de personagem. Com animações vibrantes e efeitos visuais de topo, este é um dos melhores jogos online para PC.

Há campeonatos e ligas de e-sports para este título, com novos conteúdos a chegar gradualmente ao jogo. Podes jogar sem pagar, com compras, recompensas e pacotes opcionais dentro no DOTA 2 para maximizar a diversão.

12. TeamFight Tactics

O TeamFight Tactics é um jogo online gratuito, de estratégia e auto chess, com ações automatizadas. A ação passa-se no universo de League of Legends, com 8 jogadores de todo o mundo a defrontarem-se até que sobre uma só equipa em pé.

As batalhas são automáticas, com o desafio a residir na escolha e combinação dos heróis, para combinar as suas forças e explorar as fraquezas dos oponentes. O destaque vai para o suporte multiplataforma, em que podemos jogar online em qualquer lugar.

Podes começar uma partida no PC e acabar o confronto nos dispositivos móveis. Agora com mais possibilidades de personalização e conteúdos que permitem ao jogador expressar o seu estilo de jogo e gestão.

13. DOTA Underlords

O DOTA Underlords é um jogo leve, de combate automático, disponível para dispositivos móveis, PC e Mac. Aliás, podes começar uma partida no computador e acabar no telemóvel, ou vice-versa, mantendo-se dentro do conceituado universo DOTA 2.

A estratégia é a chave para a vitória neste jogo grátis para PC em que tens de construir a tua equipa, combinar as suas forças e vantagens para derrotar os adversários. Com puzzles a completar e recompensar a colher, não falta ação e emoção.

O jogo para PC tem novos conteúdos a chegar periodicamente, sendo uma boa escolha para jogar sozinho, ou com amigos. Além disso, também podes jogar DOTA Underlords em dispositivos móveis.

14. Brawlhalla

O Brawlhalla é um jogo de luta online gratuito, em estilo cartoon e gráficos 2D, estando disponível para várias plataformas, do PC à Nintendo Switch. É um dos melhores jogos para quem procura batalhas divertidas com gráficos muito bem trabalhados.

A ação renova-se a cada temporada, com personagens únicos e conteúdos novos a chegar periodicamente a este jogo online. Há muito conteúdo disponível para personalizar os lutadores, com compras opcionais e passes de batalha para as temporadas.

Podes jogar sozinho, ou com amigos, com vários crossovers de personagens famosos a trazer mais diversão ao título. Mais ainda, este é um dos jogos mais leves, indicado para PC fraco ao não exigir recursos avançados.

15. Rocket League

O Rocket League é um jogo online que mistura o futebol com carros de corrida, com ação veloz e gráficos futuristas, repletos de animações, luzes e neons vibrantes. Este híbrido entre arcade e corridas tem uma atmosfera e visuais incríveis.

A cada nova temporada a diversão é renovada, com novos desafios, mais veículos e muitas oportunidades de personalização. Se procuras um jogo bem colorido e animado, para jogar sozinho, ou acompanhado, este é um dos melhores jogos gratuitos.

A união entre futebol e condução pode parecer algo rebuscada, mas o conceito está bem executado e entre acrobacias, golos e corridas, é um dos jogos fixes da atualidade. Faz o download do jogo, ou joga online, em ambos os casos vais gostar!

16. Ninjala

O Ninjala é um jogo de ação online multiplayer, repleto de cor, gráficos excelentes e uma atmosfera única. Não só é um dos jogos mais divertidos para PC, como também está disponível para várias plataformas, com animações vibrantes e satisfatórias.

Os balões feitos com pastilha elástica são o ingrediente secreto para fazer armas e os métodos de combate, ou ninjutsu, são perfeitos para derrotar os adversários. Há uma imensidão de cenários à escolha para treinares os teus reflexos e perícia.

Destaca-se a nova abordagem ao conceito de ninja, mais moderna e indicada também para o público mais jovem. A isto juntam-se as batalhas online contra outros jogadores, maximizando a diversão e o apelo deste jogo grátis.

17. Path of Exile

O Path of Exile é um MMORPG perfeito para quem gosta de dedicar muita atenção e horas ao desenvolvimento das habilidades do personagem. O jogo é grátis para PC, com compras opcionais que te permitem personalizar e melhoram o gameplay.

A variedade de equipamentos é incrível, com gráficos muito detalhados e bem trabalhados. Além disso, é um jogo leve para PC, correndo bem até em computadores mais fracos, bastando ter acesso à Internet e uma gráfica de entrada.

O destaque deste jogo online é o desenvolvimento do personagem, o leque de armas, itens e o universo em constante expansão, com novos conteúdos a chegarem periodicamente ao título, garantindo horas sem fim de diversão.

Sabe mais sobre jogos e o mundo gaming:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.