Os 20 melhores jogos leves para PC fraco

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 12 min.

A quem quiser jogar num computador antigo, ou com recursos limitados, trazemos a lista de jogos leves para passar boas horas de diversão. Estes são os melhores jogos de estratégia, ação, tiro, aventura e multi jogador para PC com poucas "specs".

Como critérios de seleção temos para a história, jogabilidade, mecânica e avaliação da crítica. Apontamos os requisitos mínimos de hardware para que saibas o que podes ter num PC fraco e a respetiva ligação para descarregar e jogar.

1. Need For Speed: Hot Pursuit

Processador: Intel Core 2 Duo / AMD Althon X2
Memória RAM: 2 GB
Placa gráfica: Radeon 3870 / GeForce 8800 GT
Armazenamento: 20 GB

A franquia Need for Speed tem alguns dos melhores jogos de carros e corridas que podes jogar atualmente. Entre eles, o Hot Pursuit, lançado em 2010, é agora um jogo leve que podes correr num notebook modesto, ou num PC fraco, sem problemas.

Para fãs de adrenalina, velocidade e carros, esta é a nossa sugestão, abrindo a lista de jogos com este título onde podes jogar no papel da polícia, ou nos que dela tentam escapar. É uma introdução à franquia e continua fantástico em 2022.

Página do Need for Speed: Hot Pursuit na Steam

2. CupHead

Processador: Intel Core2 Duo / AMD Athlon 64
Memória RAM: 2 GB
Placa gráfica: Geforce 9600 GT / AMD HD 3870
Armazenamento: 20 GB

O melhor jogo leve se gostas de cartoons clássicos e shooters intensos com bom-humor. Com várias batalhas centradas nos bosses ao final de cada nível, a animação e banda sonora são uma delícia para fãs de desenhos animados vintage.

Recomendamos o CupHead pela ação, atmosfera e horas de diversão, sendo um dos melhores jogos leves para notebook fraco, ou PC com poucos recursos. É leve e desde que tenha algum espaço de armazenamento podes jogar sem problema.

Página do CupHead na Steam

3. Sleeping Dogs

Processador: Intel Core 2 Duo / AMD Athlon X2
Memória RAM: 4 GB
Placa gráfica: Radeon 3870 / GeForce 8800 GT
Armazenamento: 20 GB

O mundo do crime, das tríades e máfia asiática estão no cerne deste jogo em que terás de destruir os teus adversários em cenas de combate brutal. Percorre mercados, paisagens urbanas distópicas e densos centros de crime no papel deste detetive.

A edição definitiva melhora os gráficos e vários aspetos do jogo, mantendo-se relativamente leve e capaz de correr em qualquer computador. Se procuras um jogo intenso de ação, este é um dos melhores para notebook ou PC fraco.

Página do Sleeping Dogs na Steam

4. League of Legends (LoL)

Processador: 3 Ghz Dual Core
Memória RAM: 2 GB
Placa gráfica: Shader 2.0
Armazenamento: 8 GB

O melhor jogo leve do género MOBA que podes descarregar e jogar gratuitamente é o League of Legends (LOL). Com mais de 100 milhões de jogadores no mundo, tens que evoluir o teu campeão, construir equipa e batalhar durante 20 a 50 minutos.

A jogabilidade em terceira pessoa em que deves conjugar as tuas habilidades com os demais elementos da equipa traz-lhe uma vertente estratégica, mas o destaque é ação intensa, diversos personagens e cooperação entre os jogadores.

Página oficial do League of Legends

5. Fallout Shelter

Processador: Intel Core 2 Quad CPU Q9550 a 2,83 GHz
Memória RAM: 2 GB
Placa gráfica: NVIDIA GeForce GTS 250 / Radeon HD 6970
Armazenamento: 2 GB

O estilo cartoon norte-americano e temática da Guerra Fria são centrais neste jogo leve para PC que podes descarregar e jogar gratuitamente. És responsável por construir uma rede de abrigos subterrâneos e garantir a sobrevivência humana.

A comunidade crescerá e terás que acatar as necessidades de acomodação, alimentação, lazer e não só. Cuidado com as ameaças externas e esmera-te na gestão das capacidades de cada habitante, fazendo-lhe corresponder o cargo certo.

Página do Fallout Shelter na Steam

6. The Binding of Isaac

Processador: a partir de 2,5 Ghz
Memória RAM: 1 GB
Placa gráfica: compatível com Direct X9.0c
Armazenamento: 50 mb

Se procuras um dos melhores jogos Indie, esta é uma excelente opção para jogar até num PC muito fraco. É um shooter RPG de ação com caves, prisões e grutas a explorar enquanto lutas pela sobrevivência após ter fugido da tua religiosa mãe.

Com ironia, humor ácido e muito sangue à mistura, tens mais de 100 itens a apanhar, mais de 20 bosses a derrotar e 4 capítulos, cada um com 8 níveis e ação contínua. Atualmente é um dos melhores jogos para PC fraco que valem a pena.

Página do The Binding of Isaac na Steam

7. Devil May Cry 4

Processador: Intel Core 2 Duo / AMD Athlon
Memória RAM: 2 GB
Placa gráfica: GeForce 8800 GTS / Radeon HD 3850
Armazenamento: 27 GB

O intenso jogo de ação é um dos melhores do seu género e continua a agarrar-nos ao ecrã. A edição especial, lançada em 2015, aperfeiçoa vários aspetos do jogo, continuando relativamente leve e capaz de correr atualmente até num PC fraco.

Tens à tua escolha um de cinco personagens num mundo gótico e sobrenatural. Com ataques incríveis e truques únicos, tens que combater demónios e explorar uma história densa e mundo rico em detalhes neste título muito intenso.

Página do Devil May Cry na Steam

8. Far Cry

Processador: Intel Pentium III / AMD Athlon
Memória RAM: 256 mb
Placa gráfica: 64 mb
Armazenamento: 4 GB

O Far Cry foi lançado em 2004 e tornou-se num dos melhores jogos shooter com ação e história que nos coloca na pele de Jack Carver, passando-se nas ilhas do Pacífico. Atualmente é um dos jogos fixes para PC fraco, mantendo-se cativante.

Para quem gostar do género, este jogo leve tem uma boa jogabilidade, táticas intensas e uma boa inteligência artificial. No entanto, é a atmosfera que mais cativa neste jogo e que deu origem a uma das melhores franquias de jogos.

Página do Far Cry na Steam

9. Age of Empires II: Definitive Edition

Processador: Intel Core 2 Duo / AMD Athlon 64x2 5600+
Memória RAM: 4 GB
Placa gráfica: GeForce GT 420 / Radeon HD 6850 / Intel HD Graphics 4000
Armazenamento: 30 GB

O melhor jogo de estratégia foi aperfeiçoado com gráficos Ultra-HD (4K) e novos conteúdos em 2019. Tens novas campanhas à escolha e mais fações à escolha, além dos conteúdos clássicos das edições originais neste imperdível jogo clássico.

Alternativamente podes optar pelo Age of Empires original, também ele com uma edição aperfeiçoada com melhores gráficos. Ambos são excelentes jogos RTS para jogar num PC fraco e garantirem horas de desafio com algum rigor histórico.

Página do Age of Empires II: Definitive Edition na Steam

10. Sid Meier's Civilization IV

Processador: Intel Pentium 4 / AMD Athlon
Memória RAM: 256 mb
Placa gráfica: 64 mb
Armazenamento: 1,7 Gb

A franquia Civilization tem alguns dos melhores jogos de estratégia de sempre. Entre eles, o Civilization IV é um dos melhores jogos de estratégia para PC fraco que te estimula a construir e guiar uma civilização ao longo das eras, do passado ao futuro.

Terás que jogar sozinho este título de 2005, mas há muito a explorar e várias Eras para dominar. É um dos jogos obrigatórios para todos os fãs de estratégia, não pelo rigor histórico, mas pela mecânica do jogo e os vários packs de expansão.

Página do Civilization IV na Steam

11. Team Fortress 2

Processador: 1,7 Ghz
Memória RAM: 512 mb
Placa gráfica: DirectX versão 8.1
Armazenamento: 15 GB

O Team Fortress 2 é um dos melhores jogos de ação online que podes descarregar gratuitamente. Podes fazer o download grátis completo, tendo vários personagens à escolha e muito humor num dos melhores jogos leves de tiro e ação.

Sobrevive a intensas partidas, com muito tiro na sua essência e espírito cooperativo em que cada personagem à escolha tem habilidades próprias. O estilo cartoon mantém a vitalidade com vários packs temáticos a chegar gradualmente.

Página do Team Fortress 2 na Steam

12. Counter Strike: Global Offensive

Processador: Intel Core 2 Duo / AMD Phenom X3 8750
Memória RAM: 2 GB
Placa gráfica: 256 mb
Armazenamento: 15 GB

O mais famoso jogo de tiro online foi lançado em 1999 e encontra no CS:GO a sua útima geração. É um dos melhores jogos para PC fraco que podes fazer o download grátis completo. É intenso e viciante, ótimo para jogar online com os teus amigos.

O clássico baseado em equipa tem diversos mapas à escolha, com cenários míticos como o de_dust2. Podes descarregar e jogar gratuitamente, correndo até num PC muito fraco desde que tenha ligação à internet.

Página do Counter Strike: Global Offensive na Steam

13. Half Life

Processador: 500 mHz
Memória RAM: 96 mb
Placa gráfica: 16 mb
Armazenamento: 4 GB

O absoluto clássico dos jogos leves para PC com gráficos muito simples, mas capaz de agarrar-te ao ecrã durante horas. Foi considerado o jogo do ano quando estreou e desde então cimentou-se na cultura popular como um marco histórico.

É um dos melhores jogos de mundo aberto, o primeiro a quebrar barreiras deste género, com uma história incrível, adversários desafiantes e a necessidade de sobreviver. Alternativamente podes jogar o Half Life 2, também ele muito leve.

Página do Half Life na Steam

14. Cities XXL

Processador: Intel / AMD Dual-Core a 2,5 Ghz
Memória RAM: 3 GB
Placa gráfica: RAdeon HD 5670 / GeForce GTX 260
Armazenamento: 8 GB

Um dos melhores jogos para criar, gerir e desenhar cidades ao teu gosto com uma multitude de variáveis e opções que te deixam personalizar metrópoles inteiras. É um jogo poderoso de construção de mundo, mas leve e capaz de correr em qualquer PC.

Tens mais de 45 estilos arquitetónicos a explorar, índices a ter em atenção como a felicidade da população, inclusive preocupações ecológicas. É mais que um simulador, com ótima jogabilidade, atmosfera envolvente e possibilidades ilimitadas.

Página do Cities XXL na Steam

15. GTA Vice City

Processador: Intel Pentium III / Celeron / AMD Athlon / Duron
Memória RAM: 128 mb
Placa gráfica: 32 mb
Armazenamento: 915 mb

Com os anos 80 como contexto, o jogo acompanha a história de um homem que ascende ao topo do círculo do crime. Tens missões a cumprir, polícia a evitar, confrontos pelo caminho e um mundo enorme que podes explorar, além da boa história.

Joga como Tommy Vercetti nas ruas de Vice City e envolve-te no mundo do crime e política. Controla gangues de mafiosos e faz o que for necessário para atingir os objetivos até que consigas dominar a cidade. É um jogo muito leve e eterno clássico.

Página do GTA Vice City na Steam

16. Rome: Total War

Processador: Pentium III 1 GHz / Athlon 1 GHz
Memória RAM: 256 mb
Placa gráfica: GeForce3+ / Radeon 8500+
Armazenamento: 3 GB

Os fãs de jogos de estratégia encontra no Rome: Total War um clássico extraordinário, ótimo para jogar em 2022 num PC fraco. É um dos melhores jogos leves que entrega o destino de várias fações com batalhas épicas em tempo real e estratégia por turnos.

Lançado em 2004, aconselhamos a Collection com a expansão Alexander, ou um dos vários mods que tiram o máximo proveito do existente motor de jogo. Com algum rigor histórico, este título continua a ser um dos melhores jogos leves para PC.

Página do Rome: Total Ware - Collection na Steam

17. Prince of Persia: Sands of Time

Processador: Intel Pentium III / AMD Athlon
Memória RAM: 256 mb
Placa gráfica: Radeon 8500 / GeForce 3
Armazenamento: 1,5 Gb

A épica aventura pelos desertos da Pérsia, reinos antigos, lendas e magia presente em artefactos cobiçados. O punhal mágico que terás de proteger enquanto Príncipe e a relação com a sedutora princesa são alguns dos destaques da história.

Tens mundos exóticos a explorar, desafios e inimigos a derrotar, com alguns quebra-cabeças e ação rápida para tentar impedir o mal mortífero escondido pelas areias do tempo. É um clássico e um dos melhores jogos para PC fraco da atualidade.

Página do Prince of Persia: Sands of Time na Steam

18. Doom 3

Processador: Intel Pentium IV / AMD Athlon XP 1500+
Memória RAM: 384 mb
Placa gráfica: 64 mb
Armazenamento: 2,2 GB

Perante uma invasão de demónios que ameaçam a base de exploração em Marte, o jogador tem que enfrentar hordas de inimigos assustadores com muita ação e tiro contínuo. As hordas são intensas e a história do jogo é cativante, mesmo em 2022.

Foi lançado em 2004 e é um dos melhores jogos leves de tiro em 1.ª pessoa com uma mecânica familiar, capaz de correr até num PC muito fraco. Continua a ser divertido e a manter-te fixo ao ecrã, merecendo assim estar presente nesta lista de jogos.

Página do Doom 3 na Steam

19. Euro Truck Simulator 2

Processador: Dual Core a 2,4 Ghz
Memória RAM: 4 GB
Placa gráfica: GeForce GTS 450 / Intel HD 4000
Armazenamento: 3 GB

Viaja através da Europa nos colossais camiões de transporte de carga com entregas que dependem da tua perícia. É um dos melhores simuladores que podes jogar num PC fraco, sendo relativamente leve, mas repleto de detalhes envolventes.

Existem vários packs de conteúdo adicional, além de novos títulos da franquia. Podes jogar sozinho, ou com outros jogadores enquanto personalizas os teus veículos e percorres milhares de quilómetros neste simulador incontornável.

Página do Euro Truck Simulator 2 na Steam

20. Super Arcade Football

Processador: Intel Core i3
Memória RAM: 2 GB
Placa gráfica: Intel HD Graphics
Armazenamento: 1 GB

Para quem gosta de futebol e procura um jogo leve, o Super Arcade Footbal é escolha ideal para jogar contra outros jogadores, ou contra o computador. A mecânica arcade junta-se à perícia e jogadas específicas dos maiores craques da bola.

É ótimo para passar o tempo e jogar sem preocupações, sendo um dos melhores jogos leves para notebook fraco, ou com poucos recursos. Pela ótima jogabilidade é a nossa recomendação dentro dos jogos de futebol para PC fraco.

Página do Super Arcade Football na Steam

Podes descobrir os melhores jogos de estratégia para PC, agrupados por categoria na nossa lista. Aproveita também para conhecer os melhores jogos grátis para PC da atualidade com sugestões para todos os gostos e géneros de jogo.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.