teens-on-social-network

De acordo com um estudo efectuado pela Piper Jaffray (fonte), os jovens adolescentes estão cada vez mais conservadores na sua preferência por smartphones da Apple. Com efeito, nunca antes os iPhone’s dominaram tanto os Android, no que à preferência deste público diz respeito.

De seis em seis meses, a agência norte-americana Piper Jaffray, realiza uma extensa sondagem intitulada de “Taking Stock With Teens” para avaliar as preferências do público jovem em todas as grandes áreas económicas. Desde as preferências cinematográficas, sector onde gastam mais dinheiro, preferências de roupa e claro, preferências tecnológicas.

   

Os Smartphones

Pois bem, é sem grande surpresa pessoal que vejo o iPhone a colher cada vez maior preferência e aceitação entre os jovens norte-americanos, espelhando por sua vez, as tendências de grande parte da população mundial nesta faixa etária.

iPhone, seja ele qual for

iphone-se-jimmy-kimmel-2

Esta sondagem incidiu sobre, aproximadamente, 6500 jovens norte-americanos cujas idades rondavam os 16.5 anos, tendo a entrevista sido efectuada durante esta Primavera. Pois bem, os resultados não dão aso a dúvidas. 69% dos inquiridos utiliza um iPhone ( mais 1% do que o valor registado no semestre anterior). Além disso, 75% destes jovens tenciona comprar um iPhone para substituir o seu actual smartphone, independentemente da marca ou plataforma.

Por seu lado, o Android foi o sistema operativo escolhido por 19% destes 6500 jovens como escolha preferencial para o seu próximo smartphone. Uma gritante diferença, 19% tenciona adquirir um Android, ao passo que 75% tem os seus olhos postos num iPhone, tão simples quanto isso.

Os Tablets

Esta clivagem é menos acentuada nas preferências por tablets. Com efeito, a percentagem de jovens que possui um iPad diminuiu um pouco, para 48% face ao semestre anterior. Mesmo assim, cerca de 50% deste público afirmou que queria comprar um tablet da Apple, preferencialmente um Apple iPad Mini, cuja popularidade tem aumentado gradualmente.

Por sua vez, a vontade de comprara um tablet Android diminuiu dois pontos percentuais e estabilizou nos 14% e quando confrontados com a possibilidade de comprar um tablet da Microsoft, apenas 19% dos jovens demonstraram a sua preferência pelos Surface, valor que representa uma queda de 4 pontos percentuais face ao semestre anterior.

14% prefere um tablet Android, 19% Microsoft e 50% um iPad

young-man-on-computer-1024x683

Em suma, a plataforma iOS é a clara favorita desta faixa etária nos Estados Unidos da América e claro, o resto do mundo assiste e imita. Pois bem, qual será o factor justificativo de tamanha dominância? Será a facilidade de utilização do iOS, o status social associado aos produtos da Apple? A sua efectiva qualidade e superioridade?

Independentemente da razão, a Apple é a única marca que desperta verdadeiro interesse nesta nova geração. iPhone é o único sinónimo de smartphone e iPad é o único tablet para estes jovens. São fáceis de usar, utilizados pelas vedetas, impostos pelos media, glorificados pela opinião comum e claro, quanto mais caros, melhor.

Talvez queiras ver:

ViaCnet
Fontepiperjaffray
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).