iPhone 15 Ultra terá estes recursos exclusivos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Em setembro, a Apple vai apresentar oficialmente a sua nova geração iPhone 15, na qual vai manter a diferenciação entre modelos Pro e base.

Mas desta vez, o modelo mais avançado da série terá mesmo direito a recursos exclusivos, colocando-o no topo do segmento premium. Estes são os recursos que só o iPhone 15 Ultra vai exibir.

Três atributos únicos do iPhone 15 Ultra

Imagem do iPhone 14 Pro
O iPhone 14 Pro e 14 Pro Max tiveram direito a atributos únicos que não foram integrados nos modelos base Crédito@Apple

A nova estratégia da Apple passa por diferenciar os modelos base dos modelos Pro, atribuindo a estes últimos especificações mais avançadas. Mas, de acordo com os rumores mais recentes, este ano, a empresa de Cupertino irá mais longe e dará ao iPhone 15 Ultra atributos exclusivos.

Desde logo a começar pelo material de construção. O 15 Ultra terá uma estrutura em liga de titânio que se caracteriza por ser mais forte e leve e ainda ter uma textura mais delicada. Na verdade, o novo terminal vai “copiar” o Apple Watch Ultra que conta já com esta estrutura.

O segundo recurso exclusivo do iPhone 15 Ultra será o tão aguardado sensor periscópio. Dizem os rumores que o novo smartphone terá um sensor deste tipo que vai fornecer um zoom ótico de até 6x.

Por fim, a Apple vai integrar este recurso num smartphone equiparando-se a vários terminais Android que há muito integram este sensor. Não deixa de ser curioso que a empresa deixe de fora o iPhone 15 Pro, num atributo há muito desejado pelos utilizadores.

Por último, mas não menos importante. A Apple vai eliminar os botões físicos do iPhone 15 Ultra substituindo-os por botões de estado sólido. Estes vão replicar o feedback tátil através da vibração de um motor para mostrar ao utilizador que receberam o comando.

Esta é uma opção que vai tornar o modelo mais elegante, visto que vai eliminar qualquer protuberância. Alguns rumores avançam que estes botões de estado sólido podem ainda suportar mais atividades por gestos e que podem “esconder” algumas surpresas com o iOS 17.

Pontos em comum entre o iPhone 15 Ultra e 15 Pro

Mas existem também alguns pontos em comum entre os dois modelos mais avançados da série iPhone 15. Por exemplo, tanto o 15 Ultra como o 15 Pro vão chegar equipados com o novo processador A17 Bionic.

Este poderá dar um salto significativo na poupança de energia, visto que será baseado no processo de 3 nm da TSMC. Falamos apenas da energia, devido aos rumores de existirem algumas questões relacionadas com este processo de fabrico que levaram a Apple e a TSMC a concentrarem-se numa melhor gestão da bateria ao invés de preferirem um salto significativo no desempenho. No entanto, é mais do que provável que este chip aumente também o nível de desempenho do terminal.

Ambos os modelos vão também contar com ecrãs AMOLED, produzidos pela Samsung Display, capazes de fornecer um brilho máximo de 2.000 nits. Este pequeno grande pormenor pode fazer com que os modelos apresentem resultados extraordinários na visualização de conteúdos, especialmente fazendo uso do HDR e do Dolby Vision.

Para já, estas são as informações disponíveis, mas dado que a apresentação da nova geração iPhone 15 será apenas em setembro, até lá podem surgir mais (boas) novidades.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt