iPhone 15 Pro Max com um preço acessível a apenas algumas carteiras

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

O iPhone 15 Pro Max pode atingir um valor perto dos 1.500 euros quando for lançado. Esta é a informação avançada pelos rumores mais recentes sobre a nova geração do smartphone icónico da Apple. Todos os modelos do iPhone 15 podem sofrer um aumento de 200 euros no seu preço inicial, face à geração anterior.

Apple iPhone 15 Pro Max custa 1199$ nos EUA e 1499€ em Portugal

Os rumores estavam corretos e a Apple aumentou o preço inicial de todos os novos modelos do iPhone 15. Para já, falamos de um aumento na ordem dos 200 dólares em cada um dos terminais da nova geração.

Mais especificamente, o modelo base terá um custo de $ 799 e o iPhone 15 Plus de $ 899. Passando para os modelos mais avançados, ultrapassa-se a barreira psicológica dos $ 1000. O iPhone 15 Pro tem um preço previsto de $ 1.099 e o iPhone 15 Pro Max de $ 1.199.

Conhece os novos produtos apresentados pela Apple:

Numa conversão direta da moeda, estamos a falar de cerca de 735 euros para o iPhone 15 e de aproximadamente 830 euros para o modelo Plus desta geração. Mais uma vez, os modelos mais avançados têm um custo previsto que ultrapassa os 1.000 euros, claro. Aproximadamente 1.010 euros para o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max com um custo a chegar a cerca de 1.100 euros.

No entanto, temos de salientar que devido aos impostos, taxas e questões relacionadas com a logística de transporte e distribuição num continente diferente, é expetável que todos estes preços sofram uma inflação na Europa.

Acrescente-se ainda que a capacidade de armazenamento pode também fazer subir o preço de cada um destes modelos. Atualmente, a variante de 1 TB do iPhone 14 Pro Max está disponível, nos EUA, por um custo de $ 1.599. A confirmar-se o aumento de 200 dólares, o iPhone 15 Pro Max, com esta capacidade de armazenamento, terá um custo de $ 1.799. O que em euros se traduz em algo aproximado dos 1.655 euros.

Render do iPhone 15 Pro na variante vermelho-escura
Crédito@9to5Mac

Passando para o cenário do mercado europeu. Atualmente, o smartphone mais dispendioso do portefólio da Apple é o iPhone 14 Pro Max na sua versão com 1 TB de armazenamento. Este modelo é vendido em Portugal por 2149 €, cifra que já o coloca fora do alcance da maioria dos consumidores nacionais.

Se acrescentarmos agora o aumento previsto de 200 euros, passamos para um valor de 2.349 euros. Sendo possível que o aumento do preço inicial na Europa seja superior a estes 200 euros, é bem possível que o iPhone 15 Pro Max com 1 TB de capacidade no armazenamento interno, tenha um custo muito próximo ou mesmo de 2.500 euros. O que o torna um smartphone de nicho dentro do segmento premium de terminais.

O que irá justificar esta subida de preços? Temos, por exemplo, a implementação de uma nova câmara principal com 48 MP de resolução, uma construção à base de titânio, a migração para a entrada USB-C e ainda a introdução do novo processador A17 Bionic, baseado no processo de 3 nm.

Com provável apresentação para setembro de 2023, temos imperativamente de aguardar por mais detalhes acerca do dos modelos da nova geração iPhone 15 e respetivos custos. Que o seu preço irá subir não parecem já restar dúvidas, porém, só teremos certezas dos valores para o mercado europeu aquando da sua revelação oficial.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt