iPhone é o rei dos smartphones premium com mais vendas a nível global

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O ano de 2022 foi difícil para o mercado de smartphones que registou uma queda nas suas vendas, a nível global, de 12%.

Mas o segmento de terminais premium registou exatamente o comportamento inverso ao crescer e, sem surpresa, o iPhone é o rei deste segmento com mais vendas registadas em todo o mundo.

iPhone domina 75% do segmento premium de smartphones

Gráfico crescimento no segmento premium da Apple
Este gráfico mostra o crescimento da Apple no segmento premium desde 2018 Crédito@Apple

No ano passado, o mercado de smartphones enfrentou dificuldades, registando uma queda de 12% nas suas vendas globais, face ao ano anterior. Mas o segmento premium destes terminais rumou exatamente no caminho inverso, tendo registado um aumento ligeiro de 1%, em relação a 2021.

Mas existe um dado mais significativo. Este ligeiro crescimento de 1% permitiu que o segmento de terminais premium fosse responsável por uma fatia de 55% do total de vendas globais do mercado de smartphones.

A informação chega através da empresa de consultoria CounterPoint Research que aponta quais foram os fatores responsáveis pelo crescimento do segmento premium de smartphones.

Uma das razões apontadas é que os utilizadores com budgets mais generosos foram menos afetados pelas dificuldades macroeconómicas e, por essa razão, continuaram a comprar equipamentos. Ora, não tendo o entrave de um orçamento limitado, o gasto (ou investimento) é feito no segmento de modelos mais avançados.

Por outro lado, os utilizadores estão a seguir uma nova tendência. À medida que os smartphones se tornam mais importante na rotina e vida das pessoas, estas estão dispostas a gastar mais dinheiro nos modelos que compram. Esta tendência ficou refletida no aumento de 38% das vendas de terminais com custos acima dos 1.000 euros.

E quem ficou a ganhar com esta nova opção dos utilizadores foi a Apple. De acordo com a CounterPoint, a empresa de Cupertino domina o segmento premium com 75% dos terminais a serem iOS, no final de 2022, contra 23% equipamentos Android.

Samsung regista queda, mas mantém segundo lugar de modelos premium mais vendidos

Gráfico com percentagem de vendas dos smartphones premium
A Samsung ocupa o segundo lugar no ranking de smartphones premium mais vendidos Crédito@CounterPoint

Já a Samsung foi afetada por esta curta quota de mercado que os modelos Android registaram. A gigante sul-coreana registou, em 2022, uma queda de 5% face ao ano anterior. Tal fica a dever-se, sobretudo, à sua fraca presença no mercado chinês.

Mas ainda assim, a marca mantém o segundo lugar no ranking de smartphones premium mais vendidos. Os seus modelos dobráveis são dos que mais têm contribuído para a Samsung manter esta posição, a nível global.

Mas nem tudo são más notícias. Os analistas esperam que o universo Android cresça mais neste ano de 2023 no segmento premium, impulsionado pelo lançamento de vários novos smartphones dobráveis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt