Uso bastante o meu iPhone 17 Pro Max para tirar fotografias e gravar vídeos. Por isso, seria de esperar que o Controlo da câmara fosse uma das funcionalidades que mais utilizo. Mas não é isso que acontece.
A ideia da Apple até parece interessante. Temos um botão dedicado que abre a Câmara, tira fotografias, grava vídeos e permite controlar várias definições sem tocar no ecrã. O problema é que, na prática, não sinto que seja mais rápido ou mais simples.
Acabo sempre por voltar ao ecrã
Segundo a Apple, o Controlo da câmara permite ajustar o zoom, a exposição, a profundidade, as câmaras, os estilos fotográficos e o tom.
Parece muita coisa. Só que, para chegar a essas opções, é necessário fazer diferentes tipos de pressão e deslizar o dedo pelo botão. Honestamente, é mais simples tocar diretamente no ecrã.
Se quero aproximar a imagem, uso o controlo de zoom que aparece no ecrã. Se quero trocar de câmara ou alterar alguma definição, faço exatamente o mesmo. Consigo ver todas as opções e não preciso de pensar se devo pressionar, pressionar suavemente ou deslizar.
O botão está lá e funciona. Simplesmente, não tornou a minha experiência mais prática.
E atenção: isto não significa que as câmaras sejam más. Muito pelo contrário. O iPhone 17 Pro Max é um excelente equipamento para fotografar e continua a ser uma das melhores opções para gravar vídeo. O botão é que não acrescenta tanto quanto eu esperava.
Existe uma função em que o botão é realmente útil
A única altura em que utilizo verdadeiramente o Controlo da câmara é para ativar a Inteligência visual.
Ao manter o botão premido, posso apontar o iPhone para alguma coisa e tentar perceber o que estou a ver. Pode ser uma planta, um objeto, um produto ou até um texto que pretenda traduzir ou resumir.
Também é possível fazer perguntas ao ChatGPT acerca do que está à frente da câmara. E, honestamente, esta é a parte em que o botão faz mais sentido para mim.
Se encontrar alguma coisa que não reconheço, posso apontar o telemóvel e obter uma explicação. É rápido, está sempre disponível e evita que tenha de abrir outra aplicação. Para tirar fotografias, porém, quase nunca o utilizo.
A Apple podia fazer muito mais com este botão
O que me deixa mais desiludido é que o Controlo da câmara tem bastante potencial. Reconhece diferentes pressões e permite deslizar o dedo, mas está demasiado preso à Câmara.
A Apple podia permitir que cada pessoa escolhesse o que acontece com os diferentes gestos. Um deslize podia controlar o volume ou o brilho, uma pressão dupla podia abrir uma aplicação e manter premido podia ativar um atalho.
Basicamente, podia funcionar como uma versão mais completa do botão de Ação.
Atualmente, a Apple apenas permite escolher entre a Câmara, a Lupa, o leitor de códigos e algumas aplicações de câmara compatíveis. Para um botão com tantos tipos de interação, parece-me pouco.
Existem até rumores de que a Apple poderá simplificar o Controlo da câmara no iPhone 18. Ainda não existe uma confirmação oficial, mas isso mostra que o futuro deste botão continua a levantar dúvidas.
Não acho que seja completamente inútil. A Inteligência visual é uma boa funcionalidade e já me deu jeito algumas vezes. Mas, para aquilo que deveria ser a sua principal função, tornar a câmara mais prática, honestamente, não mudou em nada a forma como tiro fotografias com o iPhone.
A Apple tentou inovar e criou uma ideia com potencial. Só falta aproveitar verdadeiramente esse potencial.
