iPhone 14 Pro vs iPhone 13 Pro: o que vai mudar

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A nova geração do iPhone chega em setembro e desta vez podemos contar com várias atualizações significativas.

Mas o que vai mudar do iPhone 13 Pro para o iPhone 14 Pro? Preparámos um resumo com todas as mudanças que aí vêm e que começam logo no "coração" do novo smartphone da Apple.

Processador e desempenho

iPhone 13 Pro
O iPhone 13 Pro está disponível em Portugal a partir de 1.179 euros Crédito@Apple

A atualização mais significativa do iPhone 13 Pro para o iPhone 14 Pro será, sem dúvida, a integração do novo processador A16 Bionic, proprietário da Apple. Este chip é baseado no processo de fabrico de 4 nm da TSMC e será uma mudança significativa no sentido que o processador A15 Bionic está baseado no processo de 5 nm.

O novo A16 não só traz consigo um melhor desempenho, como será mais eficiente a nível energético. Aliado aos esperados 6 GB de memória RAM LPDDR5 espera-se que o novo iPhone 14 Pro seja mais potente que o seu antecessor que conta com memória LPDDR4X.

Ambos os modelos vão executar o novo iOS16. A única diferença é que o iPhone 14 Pro virá com o sistema operativo já instalado enquanto que o iPhone 13 Pro terá de ser atualizado. Mas, contas feitas, ambos vão correr o mesmo sistema operativo e fornecer acesso exatamente às mesmas funcionalidades.

Sensor maior, resolução superior

Outro dos destaques segue para o painel traseiro do novo iPhone 14 Pro que terá um módulo de câmara traseira mais proeminente.E o motivo para isso acontecer não podia ser melhor: a Apple vai integrar um novo sensor com uma resolução de 48 megapixéis.

Trata-se de uma das atualizações mais significativas de uma geração para a outra, visto que o iPhone 13 Pro conta com sensor com 12 megapixéis de resolução.

Por outro lado, o novo sensor confere também ao iPhone 14 Pro a capacidade de gravar vídeos na resolução 8K. Muitos analistas de mercado preveem ainda que a Apple traga também melhorias ao Modo Cinematográfico.

Mas parece que ainda não será na geração 14 do iPhone que vamos ver a integração de um sensor periscópio. Tal especificação poderá apenas surgir no próximo ano e apenas no modelo iPhone 15 Pro Max.

Ecrã com ProMotion melhorado?

Alguns rumores estão a avançar que o iPhone 14 Pro poderá chegar com a tecnologia ProMotion melhorada. Dizem estas fontes que a Apple vai apresentar uma versão avançada desta tecnologia que permitirá uma taxa de atualização variável de 1 Hz a 120 Hz, em vez do que acontece atualmente no iPhone 13 Pro que varia dinamicamente entre 10 Hz e 120 Hz.

Esta melhoria na tecnologia ProMotion significa, na teoria, que o iPhone teria um ecrã sempre ativo. Não será assim tão surpreendente que a Apple inclua esta atualização, uma vez que o recurso de ecrã sempre ativo está já a funcionar no smartwatch da marca.

Com todas estas novidades, espera-se que o evento de outono da Apple seja o centro das atenções no dia 13 de setembro, data prevista para o acontecimento. Recorde-se que será nesta conferência que a Apple vai revelar não só a nova geração de smartphones, como também o novo Watch Series 8, uma nova versão base do iPad e também um novo modelo dos auscultadores AirPods.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt