iPhone 14 pode chegar com este atributo, se a Apple conseguir definir um modelo de negócio

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Há já algum tempo que a Apple pretende integrar no iPhone comunicações via satélite e isso pode acontecer já na geração 14 do smartphone.

Mas tal só será possível se a Apple, em conjunto com as operadoras de telecomunicações, conseguir definir um modelo de negócio.

Apple completou testes de conectividade via satélite

iPhone 13
De acordo com os rumores, apenas os modelos Pro do iPhone 14 podem vir a integrar conectividade via satélite Crédito@Apple

Há já algum tempo que se fala que a Apple quer incluir na sua linha de equipamentos móveis conectividade via satélite. Não o conseguiu fazer na série iPhone 13, mas parece que está tudo pronto para que este atributo seja integrado na nova geração 14 do iPhone.

De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a empresa de Cupertino conseguiu concluir todos os testes de conectividade via satélite, antes de iniciar a produção em massa do novo modelo do smartphone Apple.

O que sugere que a especificação ficou pronta e preparada a tempo de ser integrada na nova série. Mas parece que aqui se aplica a expressão, “não há bela sem senão”.

Segundo o mesmo analista, o iPhone 14 apenas irá integrar esta funcionalidade, se a Apple em conjunto com as operadoras de telecomunicações, conseguir estabelecer um modelo de negócio.

Por outras palavras, a Apple terá de encontrar uma forma de todos os envolvidos (Apple e operadoras com iPhones no seu catálogo) ganharem dinheiro com este atributo inovador. O que possivelmente pode acontecer através da criação de novos pacotes de assinatura e preços mais elevados para as variantes que integrem este tipo de conectividade.

Conectividade via satélite pronta para duas formas de comunicação

A propósito deste mesmo recurso, anteriormente, Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, tinha já avançado que a Apple tem duas utilizações prontas para esta forma de comunicação.

A primeira, e mais importante, é que esta funcionalidade iria permitir enviar mensagens de texto de emergência, em locais sem cobertura móvel 4G e/ou 5G. O que significa que, em caso de acidente, os utilizadores podiam contactar as autoridades para serem assistidos.

Segundo Gurman, a funcionalidade irá estar disponível no serviço iMessage que, quando envia uma mensagem via satélite, coloca-a num balão de conversação cinzento para que esta esteja diferenciada da mensagem de texto convencional que surge num balão azul.

Outra das utilizações seria a navegação na Internet através da ligação a satélite. De acordo com a mesma fonte, esta utilização poderia ser incluída como um serviço de assinatura na área de iServices da Apple que é já uma das mais lucrativas da empresa e que inclui o Music, iCloud, TV+, entre outros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt