Apple Watch Series vai integrar uma especificação muito útil, mas não é para já

Mónica Marques
Comentar

Dia 7 de setembro, a nova geração Watch Series 8 será apresentada ao lado da série de smartphones iPhone 14.

Mas ainda não é nesta geração do smartwatch que vamos ver a integração de comunicações por satélite; ao que tudo indica, a Apple está a reservar essa especificação para a próxima série do wearable que será lançada em 2023.

Apple Watch Series 9 terá comunicações por satélite

Apple Watch Series 7
A nova série Watch Series 8 vai incluir um modelo mais "robusto" direcionado para a prática de desportos radicais Crédito@Apple

Na próxima conferência “Far Out” da Apple, marcada para o próximo dia 7 de setembro, vão ser revelados todos os novos modelos iPhone 14, assim como todas as variantes do Watch Series 8. Já se sabe que a grande novidade desta última série será um modelo mais “robusto”, que terá um revestimento de vidro de safira no ecrã.

Mas muitos esperavam que a Apple integrasse uma nova especificação no Watch Series 8: comunicações por satélite. De acordo com o jornalista da agência de notícias Bloomberg, Mark Gurman, a empres irá fazê-lo, mas apenas na geração Watch Series 9 que chega no próximo ano.

Segundo a mesma fonte, a Apple está já a debater a integração desta especificação no seu smartwatch, mas o novo Watch Series 8 não será o primeiro modelo a incluir esta especificação tão útil.

Recorde-se que através das comunicações por satélite, os utilizadores podem aceder à Internet ou contactar os serviços de emergência – em caso de acidente – mesmo numa área em que a cobertura de comunicações móveis seja fraca ou inexistente.

Tendo em conta o histórico “feliz” do smartwatch da Apple em salvar pessoas de situações perigosas, faz sentido que a marca inclua no modelo esta especificação que pode revelar-se muito útil numa situação de perigo.

Especificações esperadas no Watch Series 8

A grande novidade da série Watch Series 8 será, sem dúvida, o novo modelo “robusto”, cujo nome permanece no segredo dos deuses. Mas são conhecidas já algumas das especificações que traz consigo.

Mark Gurman já avançou que este smartwatch terá um ecrã com quase duas polegadas na diagonal, aumentado em 7% a sua área de visualização, e uma resolução de 502x410 pixéis.

Podemos esperar também que a nova “família” do modelo chegue equipada com o processador S8 que, infelizmente, terá especificações muito semelhantes ao chip anterior S7, o que significa que as atualizações de desempenho e velocidade serão mínimas.

Em compensação, o novo modo de baixa potência integrado vai permitir que o utilizador use mais aplicações, sem que tal drene a bateria rapidamente.

De resto, várias fontes adiantam que o novo smartwatch terá mais e melhores recursos direcionados para a saúde, mas que nem todos podem estar a funcionar a 100%, na altura do seu lançamento. Um bom exemplo, é o novo sensor de temperatura que, numa fase inicial, vai estar direcionado para acompanhar a mulher no seu período fértil e, só mais tarde, poderá fornecer informações sobre a temperatura corporal de todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.